Logo CNA

Grupo de idosos participa de curso para a terceira idade em Caratinga (MG)
20160801153011 fileid idosos interna 0 608319002015150611181

O curso foi promovido pelo SENAR Minas<

2 de agosto 2016
Por Senar

Todos nascem, crescem, amadurecem e envelhecem. O tempo e a forma como se processam essas fases dependem de cada indivíduo, da sua programação genética e de fatores ambientais. E, para orientar e mostrar que é possível envelhecer com qualidade de vida, o Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga, no Vale do Rio Doce, realizou o curso de Saúde na Terceira Idade para idosos do distrito de Sapucaia, todos com idade superior a 50 anos. O curso foi uma promoção do SENAR Minas e acontece na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do distrito.

A capacitação foi ministrada pelo instrutor Hélio de Melo Freitas Júnior e abordou aspectos como autoestima, processo natural do envelhecimento, hábitos que interferem na qualidade do envelhecimento, hábitos alimentares, atividades físicas e outros.

“O processo de envelhecimento acontece no dia a dia e será cada vez mais intenso quanto maiores forem as interferências negativas em nosso organismo. Sendo assim, podemos retardar ao máximo o processo de envelhecimento adicionando mais vida aos anos e não somente mais anos a nossa vida”, explica o instrutor.

O mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga, Samuel Gonçalves Batista, afirma que o curso foi importante para os participantes no sentido de que o grupo pode rever ações do dia a dia e identificar fatores positivos e negativos para realizar mudanças que vão garantir um futuro melhor.

“O curso terminou no último sábado (30) e os participantes, todos acima de 50 anos, receberam orientações de como envelhecer melhor. Dicas básicas, porém importantes, foram repassadas para orientar os idosos como tomar as vacinas necessárias, evitar o sol entre as 10 e as 16 horas, fazer exercícios físicos regularmente, evitar bebidas alcoólicas, manter uma dieta saudável, atividade mental por meio da leitura e não tomar medicamentos por conta própria, entre outras”.

O mobilizador também ressaltou a necessidade dos idosos participarem de atividades em grupo, passeios ao ar livre, dança, viagens, “mantendo uma relação positiva com outras pessoas e um bom senso de humor”.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas