Logo CNA

Governo atende CNA e aprova instrumento que beneficia produtor de palma forrageira
27821756809 9211681506 k

Zoneamento Agrícola de Risco Climático identifica a melhor época de plantio da cultura, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares

11 de março 2019
Por CNA

Brasília (11/03/2019) – O Ministério da Agricultura atendeu a um pedido da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e aprovou o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para cultura da palma forrageira na região da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

O Zarc é um instrumento de política agrícola e gestão de riscos criado para minimizar as perdas na produção agrícola, causadas por fenômenos climáticos adversos. Ele permite identificar a melhor época de plantio da cultura, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares.

De acordo com o coordenador de Assuntos Estratégicos da CNA, Joaci Medeiros, o zoneamento para a cultura da palma é um pleito antigo da Confederação. Nas propostas para o Plano Agrícola e Pecuário 2018/2019, a entidade defendeu a atualização do Zarc, adotando o novo método de mensuração de riscos de perda definido pelo Mapa.

“Para nós é uma conquista, pois agora os produtores rurais dos estados da região Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo e também os técnicos que prestam assistência saberão identificar a melhor época do ano para plantar a palma”.

Joaci explicou que o zoneamento também é utilizado por agentes financeiros e seguradoras para avaliar o risco de produção da cultura. O produtor que contratar operações de crédito de custeio no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), por exemplo, precisa seguir as recomendações das portarias de Zarc.

“Se por acaso houver perda da produção ocasionada por fatores climáticos, esse produtor que seguiu o calendário de plantio estará amparado pelo Proagro conforme valor enquadrado na operação”.

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araújo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas