Logo CNA

Goiás recruta técnicos para Projeto ABC Cerrado
Pe abcerrado 0 55143300 1515061256

Processo vai selecionar 30 profissionais para prestar assistência técnica dentro do projeto no Estado

4 de janeiro 2016
Por Senar

Até o dia 15 de janeiro, o SENAR Goiás vai selecionar 30 técnicos que ficarão responsáveis pela assistência técnica do projeto no Estado. Com o objetivo de aumentar a abrangência da orientação repassada aos produtores que optaram pela produção sustentável no bioma cerrado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (SENAR Goiás) está em busca de novos profissionais. Para isso, a entidade publicou um edital de recrutamento . Entre os dias 4 e 15 de janeiro de 2016, os interessados poderão efetuar as inscrições.

Os candidatos serão avaliados por meio de seus currículos, suas titulações e experiências profissionais. Os classificados receberão uma capacitação pela Embrapa, em Brasília, onde serão avaliados sobre seus conhecimentos, experiências adquiridas e desempenho com a assistência técnica.

O Projeto ABC Cerrado estrutura-se em três etapas: a primeira refere-se aos seminários de sensibilização já realizados em Goiás. A segunda tem por base as capacitações, onde o SENAR Goiás executa, a partir de janeiro, os cursos referentes às tecnologias do Plano ABC. "Ao todo, os interessados poderão participar de quatro treinamentos: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Plantio Direto, Floresta Plantada e Recuperação de Pastagens Degradadas", segundo o técnico-adjunto Leonnardo Cruvinel.

Por fim, a terceira etapa caracteriza-se pela assistência técnica, onde os produtores que desejam implantar as tecnologias em sua propriedade terão, a partir de julho de 2016, auxílio dos técnicos do SENAR Goiás. O edital de recrutamento faz parte dessa última etapa do processo e objetiva selecionar esses técnicos.

ABC Cerrado
Sete estados brasileiros, cujos domínios encontram-se sob o bioma cerrado, participam do projeto, sendo eles: Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí, Tocantins, além do Distrito Federal. Porém, apenas Goiás, Tocantins, Minas Gerais e Mato Grosso receberão a assistência técnica pelo período de 1 ano e meio.

Em si, o objetivo é disseminar práticas de agricultura de baixa emissão de carbono e, além disso, fazer com que produtores rurais se sensibilizem e passem a investir em sua propriedade de forma a ter retorno econômico, mas sempre pensando na preservação ambiental.

Tudo é feito com recursos do Programa de Investimento em Florestas (FIP), administrados pelo Banco Mundial, o Projeto ABC Cerrado, parceria entre o Senar, o Mapa e a Embrapa. A execução do projeto se estenderá até julho de 2017, quando se encerrará o recurso de US$ 10,62 milhões do Banco Mundial, após a data o Senar poderá definir e optar por dar continuidade ao projeto. No mesmo ano, relatórios contendo número de produtores atendidos, melhorias na produção e na redução na emissão de gases de efeito estufa, além dos índices alcançados, deverão ser apresentados ao Banco Mundial como espécie de contrapartida.

Assessoria de Comunicação Sistema FAEG/ SENAR Goiás

www.sistemafaeg.com.br

Matérias Relacionadas