Logo CNA

Gestão eficiente dos custos define renda do fruticultor do Vale do São Francisco
Whats App Image 2019 04 26 at 15 08 23

Levantamento do Projeto Campo Futuro em Petrolina e Juazeiro mostra que produtor deve controlar os custos para evitar prejuízo

26 de abril 2019
Por CNA

Brasília (26/04/2019) – Os produtores de uva e manga do Vale do São Francisco têm rentabilidade positiva. Mas a oscilação do preço dos produtos no mercado interno e externo e dos insumos utilizados, que em grande parte são atrelados ao dólar, obriga os fruticultores a ter maior controle sobre os custos e a gestão eficiente da propriedade é que vai determinar o lucro ou o prejuízo na atividade.

Foi o que mostrou o levantamento do Projeto Campo Futuro, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), universidades e centros de pesquisa. Os painéis foram realizados na quinta (25) e na sexta (26), em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), respectivamente.

Os encontros tiveram a presença de produtores e técnicos envolvidos com a produção de uva e manga no Vale do São Francisco além de representantes do Sebrae, Embrapa e do Centro de Inteligência de Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA), um dos parceiros do projeto. O assessor técnico da CNA, Eduardo Brandão, participou das reuniões.

A apuração dos custos tem como base as características de produção típica da região. Em Petrolina, a propriedade modal de uva na região de Petrolina é de 18 hectares e a de manga é de 40 hectares. Na região de Juazeiro, as propriedades modais são de 20 ha para uva e 06 ha para manga.

O Projeto Campo Futuro busca aliar a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de custos, gerenciamento de riscos de preços e da produção, para auxiliar os produtores rurais nas tomadas de decisões no dia a dia da sua atividade.

Além dos levantamentos em cada município, o projeto analisa a evolução mensal dos custos de produção regionais, e periodicamente gera análises sobre a rentabilidade das atividades agropecuárias.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação