Logo CNA

Fórum Permanente do Agronegócio chega a Uruguaiana
Forum permanente do agronegocio rs 15 0 375479002015150611501

Evento acontece hoje (22) e amanhã e terá seminários e dia de campo

22 de junho 2016
Por Senar

O município de Uruguaiana (RS) sedia, nesta quarta (22) e quinta-feira (23), a 77ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, que tem como tema "Para onde irão os novilhos?". O evento será dividido em seminário, que acontece na quarta-feira (22/06) no Salão de Eventos do Parque Agrícola e Pastoril do município, e dia de campo, que acontecerá na quinta-feira (23/06) com visita às fazendas São João e Granja Guará. O grande destaque desta edição fica por conta da presença de dois palestrantes vindos diretamente do Uruguai, do Instituto Nacional de Investigação Agropecuária (INIA Tacuarembó), que participarão do seminário.

Hoje, as atividades do Fórum Permanente estarão centralizadas em dois painéis que compõem o Seminário, à manhã e à tarde. O cadastramento inicia às 8h e a abertura oficial acontece às 8h30min. De acordo com Umberto Moraes, coordenador de Formação Profissional do SENAR-RS, a proposta do fórum é "levar ao conhecimento dos pecuaristas temas atuais da pecuária de corte e instigá-los a aumentar a produtividade e eficiência de seus rebanhos, para atendimento aos mercados em expansão".

Pela manhã, o professor José Fernando Piva Lobato abre o ciclo de palestras com o tema "Estoque bovino, produção e constituição da carne gaúcha", às 9h. Na sequência, acontecem as apresentações "Planejamento forrageiro para recria e terminação", com o dr. Danilo Sant’Anna, da Embrapa Pecuária Sul; e "Sistemas de cria no RS: Sistemas de produção de carne antes de tudo", apresentada pelo professor uruguaio Juan Manuel Soares de Lima, do Instituto Nacional de Investigação Agropecuária (INIA Tacuarembó).

O painel da tarde inicia com "Sistemas de intensificação de recria e engorde de bovinos no Uruguai: produção, qualidade do produto e resposta econômica", com Fábio Montossi, também do INIA Tacuarembó, às 13h30min. Depois será a vez da dra. Elen Nalério, da Embrapa Pecuária Sul, falar da "Carne gaúcha: a qualidade que o consumidor quer comprar". O encerramento do Seminário fica a cargo do economista do Sistema Farsul Antônio da Luz, que detalhará a "Análise e perspectiva para o mercado do boi gordo", às 15h50min.

As visitações do dia de campo iniciam às 8h30min da quinta-feira (23/06), com chegada na Fazenda São João. Por volta das 10h30min, o grupo de participantes do Fórum se desloca para a Granja Guará, para observar de perto o manejo e trabalho desenvolvido no local. O encerramento do evento está marcado para as 12h30min.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.casaruralrs.com.br ou pelo telefone (51) 3221 6460. A 77ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio é uma realização do SENAR-RS, com promoção da Farsul e Casa Rural e conta com o apoio da Associação e Sindicato Rural de Uruguaiana e Departamento de Zootecnia da UFRGS.

Programação
77ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio - "Para onde irão os novilhos?"
Local: Salão de Eventos do Parque Agrícola e Pastoril de Uruguaiana (RS)
22/06 - Seminário
8h - Cadastramento
8h30min - Abertura oficial
9h - "Estoque bovino, produção e constituição da carne gaúcha" - Prof. José Fernando Lobato
10h20min - "Planejamento forrageiro para recria e terminação" - Dr. Danilo Sant’Anna
11h10min - "Sistemas de cria no RS: Sistemas de produção de carne antes de tudo" - Prof. Juan Manuel Soares de Lima
13h30min - "Sistemas de intensificação de recria e engorde de bovinos no Uruguai: produção, qualidade do produto e resposta econômica" - Prof. Fábio Montossi
14h20min - "Carne gaúcha: a qualidade que o consumidor quer comprar" - Dra. Elen Nalério
15h50min - "Análise e perspectiva para o mercado do boi gordo" - Antônio da Luz
17h - Encerramento

23/06 - Dia de Campo
8h30min - Fazenda São João
10h30min - Granja Guará
12h30min - Encerramento

Assessoria de Comunicação do SENAR-RS
www.senar-rs.com.br

Matérias Relacionadas