Logo CNA

Frango Vivo: Após sucessivas altas, cotações registram recuo em Minas Gerais nesta 3ª feira
0810 frango 600x405 6 0 950928002015150598621

29 de junho 2016
Por CNA

Por: Notícias Agrícolas

Nesta terça-feira (28), as cotações para o frango vivo registraram baixa, após semanas de valorização. Em Minas Gerais, a referência cedeu para R$ 2,95 pelo quilo, igualando com a cotação de São Paulo – que encerra o dia sem alterações de preços. Depois de iniciar o mês com diversas altas em quase todas as regiões, o mercado começou a desacelerar nos últimos dias.

A Scot Consultoria explica que a oferta de animais disponíveis continua reduzida – o que proporcionou recuperação de preços nas últimas semanas. Porém, a demanda começou a diminuir, com compradores evitando acumular estoques. O cenário está dentro da expectativa, visto que a segunda quinzena do mês é o período que a procura pela proteína é menor.

O analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, também aponta para a situação, com o movimento de alta perdendo força nos últimos dias, devido ao período do mês, além das dificuldades econômicas. “A maior dificuldade está no repasse ao preço final, tendo em vista a crise econômica que afeta o pais”, informa.

Um dos fatores que traz a necessidade de reajustes positivos é o atual patamar de custo de produção. Com as altas para milho e farelo de soja, os gastos nas granjas subiram consideravelmente por se tratar de insumos essenciais para a composição da ração.

Por outro lado, a expectativa é de melhora nos preços do cereal, devido ao andamento da colheita da safrinha. O boletim do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) aponta que na região de Campinas (SP) as cotações chegaram a recuar 15% na semana.

“Segundo pesquisadores do Cepea, esse expressivo movimento de baixa está atrelado ao avanço da colheita da segunda safra e ao forte recuo de compradores, que, agora, têm momento oportuno para reequilibrar suas contas, depois de consecutivos meses de alta nas cotações”, explica o boletim.

Áreas de atuação