Logo CNA

Fonesa discute melhoria de Fundos Privados para ações de apoio à defesa agropecuária estadual
Img 5769 0 474015002015150594211

8 de agosto 2016
Por CNA

Brasília (08/08/2016) – Representantes do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa) se reuniram na última semana, em Brasília, para discutir alternativas de melhoria dos fundos privados para ações de apoio à Defesa Agropecuária Estadual. Atualmente, 17 estados brasileiros possuem fundos para indenizar o produtor rural quando há ocorrência de doenças e perdas de produção animal ou vegetal. “O Brasil é livre de doenças e possui um bom status sanitário, mas precisamos de fundos para garantir ações de defesa agropecuária, quando ocorrerem eventuais emergências”, disse o presidente do Fonesa, Inácio Afonso Kroetz.

Durante a reunião, os membros do fórum levantaram a possibilidade de criar um Grupo de Trabalho para avaliar os fundos de defesa existentes e implementar o Fundo Federal Agropecuário, para atender todos os estados. “A ideia é que cada Unidade da Federação contribua para um único fundo nacional, e o mesmo garanta a reposição em caso de emergências interestaduais ou regionais de grande magnitude ou importância sanitária”, afirmou o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luís Eduardo Rangel.

A importância do Grupo Especial de Atenção a Suspeita de Enfermidades Emergenciais (Gease) e a criação de um seguro sanitário para a avicultura também foram debatidas no encontro. Segundo o Coordenador de Sanidade Agropecuária da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Décio Coutinho, o seguro será mais um instrumento para atender a produção avícola.

“Foram apresentadas duas possibilidades de seguros sanitários: o contratado direto pelo produtor, para assegurar sua produção e outro contratado pelos fundos privados estaduais, para atender ocorrências de grande magnitude. Em emergências sanitárias, precisamos de recursos suficientes e facilmente disponíveis para conter ou mesmo erradicar a doença e ressarcir o produtor pelas suas perdas”, destacou Décio.

CNA no FONESA – Em maio deste ano, a CNA foi convidada, oficialmente, para integrar e participar das reuniões nacionais e regionais do fórum. O grupo é formado por membros do serviço estadual de defesa agropecuária de todos os estados e do Distrito Federal. Além de várias entidades, estiveram presentes na reunião representantes das Federações de Agricultura e Pecuária dos estados do Paraná, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Maranhão, e por videoconferência Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul, Bahia, Acre e Amazonas.

Entenda melhor com a reportagem do Canal do Produtor TV:


Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas