Logo CNA

FAMASUL 40 anos: evento celebra união e história do setor produtivo de MS
Mauricio saito web 0 14934200 1515008823

27 de outubro 2017
Por CNA

Campo Grande (27/10/2017) - A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL) realizou, na quinta (26), uma cerimônia em comemoração aos 40 anos da fundação da entidade. O livro “Celeiro de Fartura: a história dos 40 anos da Famasul” também foi apresentado no encontro, marcado pela emoção e alegria dos produtores, lideranças rurais e políticos presentes.

Emocionado, o presidente da Federação, Mauricio Saito, destacou a importância da união do setor produtivo. “Atualmente, a FAMASUL participa de mais de 130 conselhos, comissões e comitês relacionados ao agro, isso demonstra a representatividade dos nossos produtores rurais”.

Saito acrescentou, ainda, ao público formado por mais de 300 pessoas, as ações de responsabilidade social do Sistema FAMASUL. “Além da expressividade dos números, produção e produtividade, a pujança do agro também é conferida nos programas como o Agrinho, que trabalha com as crianças das escolas públicas temas relacionados ao meio ambiente, alimentação saudável, sustentabilidade, com a proposta de conectar o campo e a cidade”, acrescentou Saito, referindo-se ainda ao programa Agrinho, do SENAR/MS e FAMASUL, que este ano teve a participação de mais de 180 mil crianças.

Em homenagem aos ex-presidentes da FAMASUL, Saito destacou o legado das lideranças. “Para chegarmos até aqui tivemos a contribuição e doação de todos os presidentes e suas diretorias que passaram pela Famasul nessas quatro décadas. Cada um, do seu modo, enfrentou os desafios da sua época”, finalizou o presidente, perguntando “Como será daqui para frente?”.

O presidente Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, afirmou que Mato Grosso do Sul é exemplo de sindicalismo rural para o país. “Temos que tornar as entidades cada vez mais eficientes e competentes. Precisamos da união para resolver as demandas do setor e, assim, garantir às futuras gerações um país melhor”.

O secretário de Governo de Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, que também foi presidente da FAMASUL, retratou a representatividade rural. “Conheço poucas pessoas tão comprometidas com o coletivo como o Maurício e a entidade tem muito deste perfil de unir, de integrar. O que vejo é que a história de MS está bastante alinhada à trajetória da Casa Rural. Construímos exemplos para o país inteiro”.

A deputada federal Tereza Cristina enfatizou ações de capacitação de lideranças desenvolvidas pelo Sistema FAMASUL, como o programa Líder MS, no qual foi aluna da primeira edição. “Este programa de empreendedorismo foi importantíssimo para a Casa. Evoluímos muito, em pouco tempo e esta instituição está contribuindo fortemente para o desenvolvimento do estado”.

Lançamento do Livro – Mauricio Saito iniciou o lançamento da obra, escrita pela jornalista Juliana Feliz, entregando um exemplar para os ex-presidentes.

Em seu discurso de agradecimento o ex-presidente Leôncio Brito falou da trajetória dos nove presidentes que passaram pela Federação: Sylvio Amado; Otair Ávila; José Metello; José Armando Amado; Ademar Silva Junior; Eduardo Riedel; Nilton Pickler (atual vice-presidente da Famasul) e Mauricio Saito.

“Agradeço a honra e responsabilidade de representar essas diretorias que trabalharam para fazer deste setor o negócio brasileiro. Se não fosse a participação dos produtores, através dos valorosos sindicatos, não chegaríamos com a convicção de dias melhores que temos hoje”, destacou.

Durante o evento, o presidente da FAMASUL foi homenageado pelo superintendente do Banco do Brasil, Gláucio Fernandes, por seu protagonismo no meio rural e pelas parceiras com os produtores rurais de Mato Grosso do Sul.

Estiveram presentes: o Diretor-Geral do SENAR Brasil, Daniel Carrara; o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi; o assessor da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da CNA, Ciro Siqueira; o diretor tesoureiro da FAMASUL, Luis Alberto Moraes Novaes; a diretora-secretária, Terezinha Candido; a segunda diretora tesoureira, Thais Carbonaro Faleiros Zenatti; e o superintendente do SENAR/MS, Lucas Galvan.

Participaram, ainda, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi, o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Sérgio Longen, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/MS), João Vieira Neto, o diretor técnico da Federação, Renato Roscoe, e o diretor financeiro da FAMASUL, Clodoaldo Martins.

Prestigiaram o evento: o secretário de Infraestrutura, Marcelo Miglioli; o reitor da UFMS, Marcelo Turini; o chefe-geral interino da Embrapa Gado de Corte, Ronei Manede; o chefe- geral da Embrapa Pantanal, Jorge de Lara; o superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça; o presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi; o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto; e o presidente do OCB/MS, Celso Régis.

Também estiveram na solenidade os presidentes de Sindicatos Rurais dos seguintes municípios: Aparecida do Taboado, Eduardo Antônio Sanchez; de Anastácio, Moezis José dos Santos; de Aquidauana, Frederico Stella; de Aral Moreira, Edson Bastos; de Bandeirantes, João Nelson Lyrio; de Bela Vista, Leandro Accioly; de Bonito, Elza Maria Trevelin; de Campo Grande, Ruy Fachini Filho; de Corumbá, Luciano Aguilar Rodrigues Leite; de Iguatemi, Marcio Margatto Nunes; de Jardim, José Eduardo Meireles Grubert; de Jateí, José Pereira da Silva; de Nova Alvorada do Sul, Telma Menezes de Araújo; de Nova Andradina, Hemerson Israel dos Santos; de Paranaíba, Nilo Alves Ferraz; de Ponta Porã, André Cardinal Quintino; de Rio Verde de MS, Launil José Marquesan; de Tacuru, Maria Neide Casagrande Munaretto; de Três Lagoas, Marco Garcia de Souza; de Rio Negro, Henrique Mitsuo Vargas Ezoe; de Vicentina, Valter Dalla Valle; de Maracaju, Christiano Souza Bins; de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Elaine Biondo Tarrafel; de Rio Brilhante, Luciano Cargnin Manfio e de Batayporã, Altamir José Fonseca; de Brasilândia, Adolfo Cavalhieri; de Camapuã, Saturnino Silvério; de Nioaque, Cláudio Straliotto; de Juti, Ramão Benites; de Douradina, Claudio Pradella; de Dourados, Lúcio Damália; de Fátima do Sul, José Ricardo Casotti; de Guia Lopes da Laguna, José Cleto Tavares; de Itaporã, Otávio Vieira de Mello; de Maracaju, Christiano Souza Binz; de Alcinópolis, Daniel Cochito; de Água Clara, Moacir Reis; de Sidrolândia, Rogério Menezes.

Representantes dos sindicatos rurais dos municípios de Alcinópolis, Antônio João, de Cassilândia, de Anaurilândia, Angélica Miranda e de Chapadão do Sul também compareceram à cerimônia.

Assessoria de Comunicação da FAMASUL

Matérias Relacionadas