Logo CNA

Paraná

FAEP fornece apoio ao trabalho das Cadecs

1 de março 2019

A FAEP tem atuado de perto com as Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) no Paraná. Desde o início do ano, técnicos capacitados para prestar assessorias técnica e jurídica aos produtores estão se deslocando pelo Paraná para apoiar, subsidiar e participar das reuniões, no âmbito das Cadecs, entre produtores de frango e suínos e as agroindústrias.

Desta forma, o diálogo tem trazido mais segurança aos envolvidos nas cadeias produtivas e agilizado a resolução de problemas que antes, muitas vezes, sequer eram colocados sobre a mesa de negociação.

As Cadecs começaram a ser montadas em 2016, a partir da entrada em vigor da chamada Lei da Integração (Lei 13.288/2016). Essa regulamentação prevê a obrigatoriedade da criação dessas comissões, que se constituem como espaços para negociações equilibradas com representantes dos produtores e das agroindústrias integradoras. Cada Cadec precisa ter em sua composição dez membros titulares e dez suplentes (metade pelo lado dos pecuaristas e metade pelo lado da empresa).

Com o trabalho conjunto de produtores e agroindústrias, esses espaços de diálogo já se tornaram referência

no Paraná. “Com a criação dessas comissões, o diálogo passou a ser a principal ferramenta de negociação e até mesmo convivência entre avicultores e suinocultores integrados e agroindústrias do Estado. Nossa meta é, junto com produtores, sindicatos rurais e as próprias indústrias, estabelecer Cadecs em 100% das unidades industriais. O trabalho não é simples, mas se faz necessário, com convicção de que iremos conseguir, pois Cadec formada é garantia de diálogo e de defesa dos interesses dos produtores”, diz o presidente da FAEP, Ágide Meneguette.

Clique aqui para ler a reportagem completa no Boletim Informativo da FAEP

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas