Paraná

17/06/2019

FAEP capacita sindicatos nos processos de licenciamento ambiental

Por: Comunicação Social - Sistema FAEP/SENAR-PR

Os colaboradores dos sindicatos rurais do Paraná receberam mais uma capacitação para aprimorar a estrutura de atendimento aos produtores. O treinamento, disponibilizado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR durante o mês de junho, teve o objetivo de instruir os funcionários em relação aos processos de licenciamento ambiental, que agora podem ser realizados pelos próprios sindicatos. Um convênio assinado entre a FAEP e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) no ano passado oficializou essa nova medida, que propõe a desburocratização do processo para emissão de documentos e orientações técnicas.

Por meio deste convênio, os colaboradores dos sindicatos rurais associados à FAEP podem emitir documentos como Certidão Negativa Ambiental, Dispensa do Licenciamento Ambiental Estadual e, ainda, orientar o recebimento de documentos para Licenciamento Ambiental. A vice-presidente do Sindicato Rural de Uraí, no Norte Pioneiro, Sueli Maria Bachim acredita que oferecer esses novos serviços poderá atrair um maior número de sindicalizados. “Quanto mais a gente oferece, mais a gente chama o produtor rural”, aponta.

A capacitação foi dividida em três etapas: módulo ambiental introdutório, módulo ambiental básico e módulo ambiental avançado. Os cursos do módulo introdutório aconteceram nos dias 4, 5, 11, 12 e 13 de junho, por videoconferência. Nesta primeira etapa do treinamento, participaram 126 colaboradores de 90 sindicatos rurais. No total, foram 10 turmas divididas ao longo dos cinco dias, no período da manhã e da tarde.

As próximas duas etapas da capacitação serão realizadas de modo presencial. O módulo ambiental básico está marcado para o mês de julho e irá capacitar os funcionários de sindicatos que ainda não possuem domínio sobre os assuntos dos novos serviços ofertados pelo convênio. Posteriormente, o módulo avançado será voltado para os novos serviços ambientais, pois o sistema via internet do governo estadual passa por aprimoramento. Os módulos presenciais ainda não estão com as datas definidas.

Este primeiro módulo abordou as regras do convênio entre o Sistema FAEP/SENAR-PR e o IAP, além das mudanças na estrutura, diretrizes, normas e procedimentos do órgão, que recentemente passou por mudanças no novo governo estadual.

“A FAEP firmou convênio com o IAP para que os sindicatos rurais possam ampliar a prestação de serviços na área ambiental. Esse convênio faz parte do Programa de Sustentabilidade Sindical, que visa procurar meios para fortalecermos o nosso sistema sindical e consequentemente atender o produtor rural”, destaca o coordenador do Departamento Sindical da FAEP, João Lázaro Pires.

Atendimento especializado

O colaborador Aparecido Ribeiro, do Sindicato Rural de São João do Ivaí, na região Norte Central, classifica o treinamento como de suma importância para aprimorar a orientação dada aos produtores sobre as questões ambientais.

“Nós vemos que houve muita informação do CAR [Cadastro Ambiental Rural] e outras dúvidas sobre regularização. Então, a gente percebe que os sindicatos terão que estar muito bem preparados nesse sentido”, explica. Diante da busca constante por informação, Ribeiro define que o sindicato como ponto de referência para o produtor rural.

Para Pamela de Lima, do Sindicato Rural de São João, na região Sudoeste, o produtor, muitas vezes, procura o sindicato para receber orientações dos colaboradores. “Eles confiam. Nós não prestávamos esses serviços, então será uma maneira de trazer esse produtor ainda mais para dentro do sindicato”, afirma.

O formato videoconferência foi bem avaliado pelos participantes. O colaborador Aparecido define a experiência como proveitosa, pelo fato de unir a tranquilidade do estudo individual à interação com outras pessoas durante o curso. Além disso, a colaboradora Pamela destaca o custo-benefício do formato. “Facilita muito para nós que estamos mais distantes, por causa do deslocamento e dos custos. Achei espetacular”, complementa.

Próximo treinamento acontece em agosto

As próximas duas etapas da capacitação serão realizadas de modo presencial. O módulo ambiental básico está marcado para o mês de agosto e irá capacitar os funcionários de sindicatos que ainda não possuem domínio sobre os assuntos dos novos serviços ofertados pelo convênio. Posteriormente, o módulo avançado será voltado para os novos serviços ambientais, pois o sistema via internet do governo estadual passa por aprimoramento. Os módulos presenciais ainda não estão com as datas definidas.

Clique aqui para ler a matéria completa

Veja também