Logo CNA

FAEMG realiza encontros técnicos durante Megaleite 2016
Faemg2 0 0 968663002015150598741

24 de junho 2016
Por CNA

Belo Horizonte / Minas Gerais (24/06/2016) - Dentro da programação da Megaleite 2016, a FAEMG realizou dois importantes encontros na tarde desta quinta-feira, 23. Reuniram-se no Parque da Gameleira, em BH, as comissões técnicas da FAEMG do Queijo Minas Artesanal e da Pecuária de Leite.

A Comissão Estadual do Queijo Artesanal teve sua primeira reunião de trabalho desde sua instalação, em abril. O grupo discutiu a situação atual de produção e mercado para o produto, com destaque para os entraves de legislação que ainda freiam o desenvolvimento da atividade. Para o presidente da Comissão, Eduardo Melo, o primeiro passo precisa ser a criação de uma lei específica para o produto artesanal: “A regulamentação que hoje rege a produção de queijo foi estruturada para a produção industrial e não reconhece as características específicas do nosso processo e produto. Outro ponto são as exigências sanitárias inadequadas, que cria barreiras à venda para outros estados e dificulta o trabalho dos queijeiros artesanais, principalmente aqueles de pequeno porte, que não conseguem se adequar à lei e ficam à margem, junto a uma crescente produção e venda clandestinos”.

Foram também apresentados os projetos do Sebrae-MG de valorização do Queijo Minas Artesanal e debatidas propostas para a reestruturação do programa Queijo Minas Artesanal da Seapa.

Presente no encontro, o deputado Federal Zé Silva falou da morosidade do processo legislativo no âmbito federal, quanto à regularização do queijo minas artesanal. Como propostas para agilização desse processo, ele sugeriu a realização de seminário regional para discussão dos entraves e de uma audiência pública federal, para que essas demandas sejam discutidas e encaminhadas no Congresso.

O presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da ALMG, deputado estadual Fabiano Tolentino também participou da reunião. Para ele, é indispensável que se estabeleça marcos legislativos positivos para o segmento: “Precisamos viabilizar sua regularização, permitindo que o Queijo Minas Artesanal possa ser vendido para todo o Brasil e para o mundo de forma legalmente estabelecida, fortalecendo e valorizando um dos mias tradicionais e icônicos produtos de Minas”.

| Reunião Conjunta

No mesmo horário, foi também realizada reunião conjunta entre a Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite, da CNA, e a Comissão Técnica de Pecuária de Leite da FAEMG.

O Presidente da Comissão Nacional da CNA, Rodrigo Alvim, ressaltou que a realização de encontros regionais nos estados tem sido uma diretriz da CNA para suas comissões técnicas: “Temos buscado levar esses debates para junto da cadeia produtiva, aproveitando grandes eventos agropecuários como ponto de encontro e valorização da pecuária de leite. Realizar essa reunião em Minas Gerais, maior estado produtor, dentro desse grande evento setorial que é a Megaleite, e em conjunto com a Comissão da FAEMG foi oportunidade perfeita para essa troca”.

Rodrigo Alvim apresentou cenário e perspectivas do mercado lácteo brasileiro, com destaque para questões como o acordo que limita exportações de leite em pó da Argentina para o Brasil. Apresentou também análise crítica do Programa Nacional de Qualidade de Leite e SIMQL.

O presidente da Comissão Estadual da FAEMG, Eduardo Pena, falou sobre a implantação de um Conseleite mineiro. “O conselho paritário entre produtores e representantes da indústria é espaço indispensável para discutirem assuntos da cadeia. Dessas reuniões se saem com preço padrão do leite para o estado, balizando contratos entre produtores e empresas ou cooperativas. A iniciativa é apoiada pela FAEMG, Ocemg e Silemg, entidades representativas desses segmentos da cadeia. O projeto já está bem adiantado, temos já um cronograma para a efetiva implantação e há expectativa para que se torne realidade no começo do próximo ano”.

A reunião foi também espaço para apresentação de iniciativas bem sucedidas e novas soluções para pecuária de leite. O gestor técnico do Programa pela FAEMG, Walter Ribeiro apresentou as premissas e resultados do Balde Cheio, mostrando casos de sucesso, selecionados ao longo de dez anos do programa em Minas. “Utilizamos metodologia muito simples e acessível para aproveitar ao máximo os recursos já disponíveis na propriedade, buscando maior produtividade e rentabilidade dentro das condições e do ritmo próprio de cada produtor”.

Em seguida, o produtor Claúdio Notini apresentou seu aplicativo para celular 4 Milk, voltado à otimização da gestão da atividade. Gratuito, o sistema facilita o acompanhamento da reprodução, produção e do manejo sanitário do rebanho, dentre outras funções.

| SISTEMA FAEMG/SENAR MINAS

O SISTEMA FAEMG está também presente no evento com estande institucional, onde os visitantes podem conhecer mais sobre sua atuação junto aos produtores mineiros, e sobre os mais de 300 cursos, treinamentos e programas especiais oferecidos pelo Sistema. Em espaço dedicado ao Senar Minas, foi montada uma réplica de um empório rural, onde ex-alunos divulgam seu trabalho, com venda de produtos alimentícios e de artesanato aprendidos nos cursos da entidade.

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais - FAEMG
(31) 3074-3000
www.sistemafaemg.org.br

Áreas de atuação