FAEMG apresenta perspectivas do agronegócio em Pará de Minas
Belo Horizonte / Minas Gerais (23/08/2016) - "As perspectivas e desafios do agronegócio" foi o tema da palestra ministrada pelo presidente do SISTEMA FAEMG, Roberto Simões, no Café com Ideias, em Pará de Minas, promovido pela Associação Empresarial para discutir o desenvolvimento rural da região.
Segundo Roberto Simões, "projeções do Governo Federal indicam que o setor deverá crescer 30% em 10 anos. Mas, para isso, é preciso modernizar ainda mais a atividade, para que a produção seja maior e a custo menor. E é indissociável a modernização com os processos sustentáveis”.
O presidente do SISTEMA FAEMG analisou também os principais entraves para o avanço do setor em Minas: "Infraestrutura é um grande problema no estado. Como podemos aumentar a produção, se não temos como escoar os produtos?”.
A legislação ambiental foi outro destaque em sua apresentação. Ele defendeu a simplificação da legislação e dos licenciamentos para facilitar a atuação do produtor rural.
Depois, abordou a falta de segurança no campo: “Não é possível continuarmos desta forma. Precisamos equacionar este problema, com uma polícia bem equipada e com efetivo maior, além da implantação do serviço de inteligência que deve atuar em contato direto com os produtores rurais”.
Por fim, ressaltou a necessidade da criação do seguro rural: “Nos Estado Unidos, cerca de 95% da produção é coberta; já no Brasil, apenas 5%”.
Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais - FAEMG
www.sistemafaemg.org.br