Logo CNA

FAEMA reúne associados em Assembleia e aprova Plano Operativo para 2017
Publicar capa 1 0 67601000 1515009947

1 de dezembro 2016
Por CNA

São Luís / Maranhão (01/12/2016) - Dirigentes da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão - FAEMA e de sindicatos afiliados, reuniram-se essa semana em Assembleia Ordinária e Extraordinária na sede do Sistema FAEMA/SENAR, para apreciar e aprovar o Plano Operativo de 2017 e discutir outros assuntos de interesse da categoria, a favor da agricultura maranhense com foco nas políticas desempenhadas pelos sindicatos rurais patronais.

A reunião foi dirigida pelo presidente Raimundo Coelho, com a participação dos diretores da FAEMA: José Hilton de Sousa (superintendente/vice-presidente), Carlos Antônio Feitosa (secretário) e Adauto Ferreira (tesoureiro). O SENAR foi representado por José Luís Camargo (assessor jurídico) e por Luiz Figueiredo (superintendente).

A apreciação da programação de trabalho para 2017, integra o calendário de ações da FAEMA, a partir da necessidade de debater e analisar ações realizadas em 2016 e o planejamento das atividades para o próximo ano, tendo como pauta principal a apreciação e votação da peça Orçamentária para o Exercício de 2017.

Durante o encontro que reuniu 52 dirigentes sindicais de todo o Estado, afiliados ao Sistema FAEMA/SENAR - foi apresentado pelo presidente Raimundo Coelho o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Sagrima) Émerson Macêdo, também integrante da diretoria da FAEMA. O secretário adjunto discorreu na ocasião sobre a sua história de vida, ressaltando a importância da Federação na sua trajetória profissional e lembrou a parceria entre o Sistema FAEMA/SENAR e o Governo do Estado, para o desenvolvimento da agricultura.

“A minha história começou aqui, por isso cumprimento a todos, ao tempo que me ponho à disposição para discutirmos projetos relevantes da Agricultura e Pecuária no Estado e dizer da minha alegria de estar nessa caminhada com vocês”, disse ele.

Estatuto

Por outro lado, Raimundo Coelho, da FAEMA, falou aos presentes sobre os últimos acontecimentos que fizeram do Sistema Faema/Senar se destacar no cenário da agricultura maranhense, com destaque para os programas ABC Cerrado e Mais Produção do Governo do Estado, que tem o SENAR como executor e principal parceiro.

“Foi uma reunião Ordinária de planejamento e previsão orçamentária para o ano seguinte. Na reunião Extraordinária que tivemos em sequencia, foram propostas, analisadas e aprovadas as adaptações do Estatuto da FAEMA ao da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) ”. Disse Coelho.

Câncer de Próstata

No andamento da Assembleia Geral também foi ministrada palestra informativa sobre a Prevenção do Câncer de Próstata pelo médico, especialista em urologia, Jório Barros. A iniciativa da Gerência de Promoção Social e Educação Formal do SENAR, encerra as ações de saúde implementadas pelo Sistema FAEMA/SENAR, que começou essas atividades voltadas para a conscientização do homem quanto a importância de se prevenir do câncer de próstata e pênis, durante a exposição agropecuária do município de Loreto – a Agroloreto, no início de novembro.

“São pessoas que estão numa faixa de risco, que se encontram entre 45 a 50 anos, e acho relevante utilizar esse momento para conscientizá-las sobre a importância do exame. O Sistema Faema/Senar acertou em trazer um profissional para trazer essas informações por meio da campanha Novembro Azul”, disse Jório Barros.

Outra participação destacada foi a do superintendente do Senar Luiz Figueiredo que chamou a atenção dos presentes para a execução do programa Mais Produção, parceria celebrada entre o Senar e o Governo do Estado com foco na capacitação e assistência técnica e gerencial (ATeG), de 1.550 produtores de todo o Maranhão.

“Precisamos do apoio de todos os nossos sindicatos rurais para cristalizar o sucesso que pretendemos alcançar com esse trabalho em parceria com a Sagrima, para promover as cinco cadeias produtivas eleitas do Estado: carne e couro, hortifrúti, leite, aquicultura e arroz”, frisou Figueirêdo.


Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão - FAEMA
senar-ma.org.br/
facebook.com/faema.senar/
(98) 3311 3167/987124228

Matérias Relacionadas