Logo CNA

FAEG/SENAR em Ação atende população do município de Campo Limpo
B 0 0 0 10 images noticias 2016 06 junho web2 0 025180002015150611461

O evento aconteceu em parceria com o Sindicato Rural de Anápolis e a Associação Brasileira de Urologia

27 de junho 2016
Por Senar

Quem passou pela Escola Municipal Alfredo Pedro da Silveira, na cidade goiana de Campo Limpo, no sábado (25/06), viu muita movimentação. Era a equipe do FAEG/SENAR em Ação, que levou para o município diversos atendimentos de saúde e cidadania, além de demonstração de cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (SENAR Goiás). O evento aconteceu em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), o Sindicato Rural de Anápolis e a Associação Brasileira de Urologia.

E quem chegou cedo quis aproveitar o máximo de atendimentos. Dona Maria Inês Thomaz dos Santos, 56, mudou de São Paulo para Campo Limpo há um ano e seis meses. Nesse período, descobriu que precisava com urgência de consulta com um Cardiologista, mas não conseguia vaga. “Quando ouvi, em um carro de som, que teriam todas essas especialidades médicas aqui, na hora disse para meu filho ‘nós vamos’”, contou. Ela aproveitou e ainda consultou-se com um Oftalmologista. “Atendimento muito bom. Deveria ter mais vezes”, desabafou.

Rosângela, Cleonice e o pequeno Micael estavam em busca de atendimentos cujo acesso só teriam em Anápolis

Rosângela Aparecida dos Santos Dias, 19, também esteve no evento, acompanhada de sua mãe, Cleonice Borges dos Santos, 38, e seu filho, o pequeno Micael, de apenas 4 meses. “Vim vaciná-lo”, disse. A mãe, por outro lado, foi se consultar com um cardiologista. “É uma oportunidade única para termos atendimento médico de qualidade. Na maioria das vezes, temos de nos deslocar para Anápolis, que é a cidade grande mais próxima”, afirmou Rosângela. Mesmo assim, segundo ela, nem sempre é fácil conseguir uma consulta de qualidade, a não ser que seja particular. “Para ter o Micael, por exemplo, eu tive que ir até lá”, lembrou. E, assim como dona Maria Inês, ela também gostaria de ter mais edições do programa em Campo Limpo.

Quem também externou a vontade de mais edições do FAEG/SENAR em Ação neste município foi o vice-presidente do Sindicato Rural de Anápolis e presidente da Comissão de Assuntos Fundiários e Segurança Rural da FAEG, José Caixeta. “É sempre um prazer trazer ações como esta para cá. São parcerias salutares como esta que fazem com que estejamos presentes aqui e tenhamos vontade de fazer sempre mais para a população”, bradou.

José Caixeta afirmou que o SR e todo os Sistema FAEG/SENAR está sempre à disposição de quem precisar de seus serviços

Ele lembrou que o SENAR Goiás tem mais de 130 cursos à disposição da população, para que qualquer um possa se profissionalizar. “É assim que trabalhamos: tocando a vida das pessoas e consolidando cada vez mais o Agronegócio em Goiás”, sublinhou. “E tudo aquilo que for possível e estiver ao nosso alcance, com o apoio e a parceria da FAEG, traremos para Campo Limpo”, finalizou.

Prevenção

Há algum tempo, o SENAR se uniu à Associação Brasileira de Urologia para levar mais saúde ao homem do campo. Nesta edição do FAEG/SENAR em Ação, o presidente da entidade, Antônio de Moraes Júnior estava presente e revelou dados alarmantes aos presentes. “Um em cada seis homens têm câncer de próstata no Brasil e, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 70 mil novos casos são diagnosticados com a doença”, alertou.

Dr. Antônio de Moraes Júnior alertou contra os perigos do câncer de próstata e a importância dos exames preventivos

Só no Brasil, continuou ele, a cada 24 minutos é um novo diagnóstico e, a cada 33 minutos, um óbito. Ele afirma, no entanto, que, se a doença for descoberta em tempo, tem 90% de chance de cura. “Por isso, os exames preventivos são tão importantes”, sublinha. “O PSA pode falhar em 20% dos casos, então é importante também fazer o temido exame do toque. E, caso os dois não deem certeza, faz-se uma biopsia”, explica.

Iniciativas como o FAEG/SENAR em Ação são importantes, de acordo com o médico, porque levam atendimento de qualidade a quem tem acesso mais restrito. “É bom ressaltar que o câncer é assintomático em fase inicial. Quando o paciente começa a sentir algo, significa que a doença já está em estágio muito avançado. Prevenção é importante”, disse. Ele alertou que homens com histórico de câncer na família devem começar a fazer os exames preventivos aos 40 anos. Os demais, aos 45.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAEG/SENAR-GO
www.sistemafaeg.com.br
Fotos: Larissa Melo

Matérias Relacionadas