Logo CNA

Amazonas

FAEA realiza reunião da comissão de aquicultura com a presença do secretário de produção rural do Amazonas
20190115 160814

Piscicultores apresentaram as demandas do segmento

18 de janeiro 2019

Por: ASCOM - Sistema FAEA/SENAR-AM

Na terça-feira (15), membros da comissão de aquicultura da FAEA se reuniram na sede da Federação para o primeiro encontro do ano. Na ocasião, a comissão - que tem como presidente, o produtor Luiz Elder Bonfá - apresentou para o presidente da FAEA, Muni Lourenço e para o novo secretário de produção rural do Amazonas, Petrúcio Magalhães, as demandas do segmento no Estado e propostas para o setor.

O presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da CNA, Eduardo Ono, também esteve presente na reunião e apresentou palestra sobre cenários e perspectivas da aquicultura no Brasil. Em seguida, o titular do sistema Sepror, Petrúcio Magalhães, escutou dos piscicultores os principais gargalos para o desenvolvimento da atividade no Estado. Custos de ração, energia elétrica, dificuldade de contratação de mão de obra e financiamento bancário estiveram entre as questões levantadas.

Com base nas demandas, o secretário de produção rural se comprometeu a criar um planejamento estratégico para o segmento como forma de sanar as principais dificuldades enfrentadas pelos piscicultores amazonenses atualmente.

Para Muni Lourenço, o Amazonas tem condições extremamente favoráveis para ocupar posições de liderança na aquicultura brasileira e para isso o apoio de políticas públicas se apresenta como fundamental. “Por isso esse diálogo participativo promovido pelo Secretário Petrúcio Magalhães diretamente com os empreendedores do segmento é extremamente válido e representará certamente em avanços”, avaliou.

Representantes de outros segmentos da produção rural, como a avicultura, também serão ouvidos ao longo do primeiro semestre.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas