Logo CNA

Amazonas

FAEA entrega pauta prioritária da classe patronal agropecuária amazonense para novo secretário de Produção Rural
FOTO 2 CRC389 DITO SEPROR

O secretário recebeu das mãos do presidente da FAEA, Muni Lourenço, um documento contendo 30 pleitos prioritários da classe patronal agropecuária amazonense.

10 de janeiro 2019

Por: ASCOM - Sistema FAEA/SENAR-AM /FUNDEPEC-AM

A FAEA realizou nesta terça-feira (8) sua primeira reunião de diretoria ampliada de 2019. Com a presença significativa de produtores rurais e representantes do segmento primário do Estado, a reunião contou com a participação do secretário de produção rural do Amazonas, Petrúcio Magalhães.

Na ocasião, ele recebeu das mãos do presidente da FAEA, Muni Lourenço, um documento contendo 30 pleitos prioritários da classe patronal agropecuária amazonense. Entre as demandas contidas na pauta estão a construção do novo Parque de Exposições Agropecuárias Eurípedes Lins, o fortalecimento contínuo da assistência técnica e atividades e de extensão rural, a realização do concurso público do IDAM e efetivação da contratação dos novos servidores da ADAF.

Também foram solicitadas a homologação do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) da Calha do Purus e realização do ZEE das demais regiões do Estado do Amazonas, viabilização do acesso dos produtores rurais ao Receituário Agronômico, realização de um programa de recuperação de ramais e vicinais rurais, a gestão junto aos bancos oficiais para redução de burocracia e ampliação da rede bancária no interior do Estado, entre outros pedidos.

“O fato da realização da primeira visita protocolar do novo secretário ser na FAEA - a casa do produtor rural amazonense - reafirma em nós a confiança, a esperança e a expectativa positiva de um governo que vai priorizar o setor primário, conforme disse anteriormente o governador Wilson Lima, o que é muito importante. Nos sentimos motivados com esse compromisso com a interiorização da economia, com o setor primário como mola de geração de emprego e renda e com a desburocratização do setor. Na condição de representante da classe, desejo sucesso ao novo secretário que nos passa tranquilidade por sua formação técnica sólida e por ser profundo conhecedor das necessidades peculiaridades do nosso interior. Conte com a parceria dos produtores rurais”, enfatizou.

Resposta às demandas

Evidenciando o comprometimento com a classe, o titular do Sistema SEPROR apresentou, logo após o recebimento das demandas, uma palestra onde enfatizou as prioridades para os 100 primeiros dias de sua gestão, contemplando pedidos presentes na pauta entregue pela FAEA.

Um dos pedidos acatados foi a construção do novo Parque de Exposições Agropecuárias Eurípedes Lins. "Nós já temos uma área destinada para esse parque. Nós temos recursos para isso e vamos lutar para que tenha a exposição agropecuária no Amazonas, ainda esse ano", afirmou o secretário da Sepror.

Petrúcio Magalhães também garantiu a manutenção de programas como o Pró-Calcário (programa voltado para a correção do solo) e o Pró-Mecanização (linha de crédito subvencionada pelo Governo do Estado). Além disso, adiantou que vai abrir agenda para ouvir todas as demandas da categoria do setor primário que estavam presentes na reunião.

Matérias Relacionadas