Logo CNA

Exportações globais de café decepcionam Organização Internacional do Café
Cafe 01 33 0 895646002015150089701

28 de junho 2017
Por CNA

Por: InfoMoney

As exportações mundiais de café cresceram 3,1% de outubro de 2016 a abril de 2017. Nesse período, as vendas do produto somaram 69,5 milhões de sacas de 60kg. As informações são da Organização Internacional do Café (OIC) e constam no relatório Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café.

No entanto, o documento destaca um desempenho abaixo do esperado, especificamente em abril. Naquele mês, as vendas externas do Brasil e Vietnã, maiores produtores de café do mundo, decresceram 13,5% e 6,9%, respectivamente.

A análise da entidade destaca, ainda, uma queda nos preços do grão de uma forma geral. "desde fevereiro, as cotações vem caindo como consequência da diminuição das preocupações com a oferta relacionadas ao clima, bem como da desaceleração geral nos mercados de commodities”, diz a OIC.

Pela primeira vez em três anos, os Suaves Colombianos foram negociados a 1,41 centavos de dólar por libra-peso, ou seja, acima do indicativo dos Outros Suaves”. E ainda que “este é o ponto final preliminar de um longo processo de convergência iniciado em março de 2016, quando o diferencial entre os dois grupos atingiu um pico de -12,30 centavos”.

Para a OIC, em relação especificamente à produção e preços da Colômbia e países produtores da América Central, nos cinco primeiros meses de 2017, o preço dos Outros Suaves diminuiu a uma taxa maior do que o preço dos Suaves Colombianos, haja vista que a Colômbia foi bem sucedida no aumento da produção por meio de programas de replantio, enquanto que os produtores de Outros Suaves, como a Costa Rica, El Salvador, Honduras, Guatemala, México, Nicarágua e Peru, foram prejudicados pelo surto de ferrugem do café em 2012/13.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas