Logo CNA

Estudantes de gestão do agronegócio conhecem o Sistema CNA/Senar
IMG 7299

Alunos da Universidade de Brasília e da Faculdade CNA participaram de debates e palestras sobre o agro

23 de setembro 2019
Por CNA

Brasília (23/09/2019) – Estudantes do curso de gestão do agronegócio da Universidade de Brasília (UnB) e da Faculdade CNA visitaram, na sexta (20), a sede do Sistema CNA/Senar para conhecer as ações e os desafios do setor.

No encontro, o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, afirmou que a visita dos alunos foi importante para mostrar as principais demandas do setor e o papel do gestor de agronegócio dentro e fora da propriedade rural.

“Hoje, um dos grandes gargalos enfrentados pelo produtor é a gestão da atividade, então o setor precisa de profissionais qualificados para orientar esse produtor a como administrar melhor a produção e obter rentabilidade”.

Lucchi também falou sobre o mercado de trabalho. “A graduação é o momento em que os estudantes têm para aproveitar as oportunidades de estágios e experimentar coisas novas, pois o mercado vai exigir experiência e proatividade”.

Bruno Lucchi

A superintendente técnica-adjunta da CNA, Natália Sampaio, fez uma apresentação sobre a estrutura, ações e atuação política da entidade e citou os principais projetos e programas da casa, como o Campo Futuro, o Cadec Brasil e Alimentos Artesanais e Tradicionais.

Já o chefe de gabinete do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, André Sanches, mostrou os principais cursos de formação profissional do Senar e destacou o papel da entidade em qualificar produtores e técnicos. “O nosso principal projeto é a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).”.

O aluno do 4º período do curso de gestão do agronegócio da Faculdade CNA Lucas Reinaldo da Silva achou interessante conhecer o ambiente institucional e as ações que a CNA desenvolve em benefício do produtor rural. “Achei incrível a Confederação nos dar essa oportunidade, pois seremos os futuros representantes desse setor”.

A programação da visita também contou com a palestra da coordenadora de Assuntos Estratégicos da CNA, Elisangela Pereira Lopes, sobre os desafios da logística e infraestrutura para o setor agropecuário.

“Quando se fala em tirar dinheiro do bolso do produtor, a logística tem sido um dos grandes responsáveis. Esse encontro foi fundamental para que os alunos conhecessem a realidade que permeia hoje o setor de transportes e logística no país e comecem a pensar em soluções pra os gargalos existentes e por vir”.

Por fim, a assessora de comunicação da CNA Camila Telles falou das estratégias de comunicação para desmistificar o agro. “Nós temos que mostrar o verdadeiro cenário do agro brasileiro, utilizando a tecnologia, como vídeos, dados técnicos, informações e conteúdos”.

Para a aluna do 5º semestre do curso de gestão do agronegócio da UnB Bruna Gontijo, as palestras foram relevantes para reforçar o conteúdo do curso. “Eu não conhecia muita coisa que foi apresentada, então tenho que pesquisar depois para ficar por dentro do setor mais importante da economia brasileira”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
Foto: Wenderson Araujo
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas