Logo CNA

Estudante ensina famílias a criar horta em quintal de casa no interior de SP
Gilberto senarsp 0 10613500 1515061254

SENAR/SP será parceiro no projeto social Vila do Bem, no município de Capão Bonito

11 de janeiro 2016
Por Senar

Um universitário idealizou um projeto para ajudar famílias carentes de Capão Bonito (SP) a aumentar a renda por meio de um curso sobre manejo da terra. O estudante de silvicultura João Rodrigues de Carvalho Júnior criou uma horta comunitária e ensinará os moradores da cidade a produzirem alimentos no próprio quintal. “Eles vão aprender todo o processo de como trabalhar a terra, como fazer um molde de plantio e colheita”, explica.

Segundo um levantamento feito por Júnior, muitas famílias carentes da cidade possuem espaços mal utilizados e poderiam cultivar frutas, verduras e legumes, o que ajudaria na renda destas pessoas.

Responsável pelo curso, o rapaz de 33 anos conta que o projeto social “Vila do Bem” será todo gratuito. A ação será feita em parceria com o Centro Recreativo Educacional Artístico Renascer (Crear) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). No momento, 45 famílias estão inscritas.

As famílias participantes do projeto fazem parte do Crear, onde crianças e jovens realizam atividades pedagógicas. De acordo com o coordenador de cursos do SENAR/SP Gilberto Augusto Rodrigues, a ação servirá como uma espécie de pós-graduação para os beneficiados. “Serão cursos de aproveitamento de alimentos, voltados à promoção social, onde eles aprenderão técnicas para tirar proveito destes alimentos que são colhidos na horta comunitária”, afirma.

Inscrito, o agricultor Agenor dos Santos ressalta a importância do projeto antes mesmo de começar. Ele estima que, com o aprendizado, possa obter um aumento de até R$ 300 na renda. “Ajuda na renda da família, até na questão do consumo das verduras. Agora não vamos precisar mais comprar, tem que pensar nisto. Isso vai ser ótimo, porque nós precisamos sempre aprender. A gente nunca sabe tudo, já que sempre aparece uma novidade”, finaliza.

Assista a reportagem completa:

http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2016/01/estudante-ensina-familias-criar-horta-em-quintal-de-casa-no-interior-de-sp.html

Fonte: G1

Matérias Relacionadas