Logo CNA

Escolhidas as primeiras turmas do Projeto ABC Cerrado
Img 4913 0 223058002015150611831

SENAR e parceiros sortearam 22 turmas em sete dos oitos estados participantes do projeto

29 de abril 2016
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sortearam, nesta sexta-feira (29), as primeiras turmas para as capacitações do Projeto ABC Cerrado, promovido em parceria com a Embrapa, com recursos do Banco Mundial. O sorteio foi realizado durante videoconferência com as Administrações Regionais do SENAR em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Piauí, Maranhão e Minas Gerais.

Foram sorteadas 22 turmas, formadas por 20 produtores cada, e distribuídas em sete estados, sendo três no Tocantins, oito em Goiás, sete em Mato Grosso do Sul, e uma em Minas Gerais, Maranhão, Bahia e Piauí. Das quatro tecnologias atendidas pelo Projeto: Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), Sistema Plantio Direto e Florestas Plantadas, a Recuperação de Pastagens é a que teve mais procura, com 15 turmas.

“Foi surpreendente para nós um número como esse de 22 turmas. Isso significa que foi muito grande o interesse dos produtores rurais pelo Projeto. Isso me deixa feliz, até porque é o sinal de que estamos saindo da fase de planejamento para execução do programa”, comemora o representante do MAPA, Sidney Medeiros. Sobre a grande procura pela tecnologia de Recuperação de Pastagens, ele argumenta que já era esperado, tendo em vista que a pecuária é muito forte no País, como é visto também na procura por linhas de crédito. “É claro que todas as tecnologias de ABC são prioritárias, mas esses números comprovam que cada uma tem sua demanda e, por conta disso, trabalhamos em cima dessas quatro”, explica.

Estão previstos mais quatro sorteios de turmas, dois em maio e dois em junho e, até o momento, as inscrições somam mais de dois mil inscritos nas capacitações.

Para o coordenador do Projeto ABC no SENAR, Mateus Tavares, o Projeto ABC Cerrado é essencialmente uma iniciativa de transferência de tecnologia e o início das capacitações significa começar o atendimentos aos produtores. “Este primeiro sorteio é apenas o primeiro passo. Esperamos que a partir desses treinamentos o projeto seja ainda mais difundido ao público e a procura pelas capacitações aumente. A partir de agora o projeto sai definitivamente do papel e vai a campo. Estamos contentes porque sabemos como é necessário levarmos mais tecnologia para o campo e todos os benefícios que esse projeto irá resultar”, celebra Tavares.

O próximo passo é o contato com os produtores para agendar a data de início das turmas, que será feito pelas Administrações Regionais do SENAR. Para os produtores interessados, as inscrições continuam abertas no portal do SENAR no link http://www.senar.org.br/pre-inscricao-do-processo-de-mobilizacao

Projeto ABC Cerrado

Ação conjunta do SENAR, do Ministério da Agricultura e da Embrapa, o Projeto ABC Cerrado difunde e incentiva a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibiliza o produtor para que ele invista na sua propriedade para impulsionar produtividade e renda, mantendo o meio ambiente preservado. O SENAR é responsável pela formação profissional dos produtores nas tecnologias e pela assistência técnica e gerencial de propriedades rurais, com recursos do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês) – administrados pelo Banco Mundial, que doou US$ 10,6 milhões para a execução do projeto.

O ABC Cerrado atende oito Estados do Bioma Cerrado (Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí, Minas Gerais e o Distrito Federal), num período de três anos, com a promoção de quatro processos tecnológicos: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema plantio direto e florestas plantadas. Ao todo, 12 mil produtores rurais vão receber capacitação e, desse total, 1.600 propriedades - nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul - receberão, também, assistência técnica.

Saiba mais sobre o ABC no SENAR acessando nosso blog www.abcsenar.wordpress.com

Assessoria de Comunicação do SENAR
Foto: Tony de Oliveira
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br