Logo CNA

Escolas do Norte de Minas conhecem o "Jovem no Campo"
20160310114030 fileid apresentacao jovem no campo interna 0 588012002015150612191

Programa do SENAR/MG é voltado para jovens estudantes de 15 a 24 anos

10 de março 2016
Por Senar

Uma equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR/MG) visitou os municípios de Bocaiuva, São Francisco, Brasília de Minas, Manga, Janaúba, Varzelândia e a Jaíba para apresentar a algumas instituições escolares o programa Jovem no Campo, que tem como objetivo contribuir com a inserção do jovem no mercado de trabalho rural, oferecendo a ele uma visão empreendedora de negócio com foco nas oportunidades locais e regionais.

O programa Jovem no Campo é voltado para estudantes de 15 a 24 anos, que tenham concluído ou estejam matriculados no ensino fundamental, médio ou no Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que tenham vínculo e afinidade com o meio rural. Ano passado o programa atendeu, no Norte de Minas, jovens bananicultores e filhos de produtores de banana no município de Jaíba, com a formação de 24 estudantes.

Em Bocaiuva, o coordenador de Formação Profissional Rural do SENAR/MG, Luiz Ronilson Araújo, o gerente regional Dirceu Martins e o presidente do sindicato dos Produtores Rurais, Mário Brant, se reuniram com estudantes, diretores de escolas e lideranças rurais para apresentar o programa. Nos outros municípios as apresentações foram realizadas pelos analistas técnicos da FPR Wander Magalhães Júnior e Marília Saraiva.

Para realização do programa, o SENAR Minas estrutura os módulos, determinando a carga horária de acordo com a área de ocupação a ser abordada e com foco no desenvolvimento das competências básicas. O módulo específico traz abordagem de conteúdos técnicos e específicos de cada ocupação.

Em Bocaiúva o programa vai atender jovens apicultores; em Brasília de Minas e Manga, produtores de leite; em São Francisco, estudantes da Escola Família Agrícola e produtores de leite; em Janaúba e Jaíba serão atendidos fruticultores; e, em Varzelândia, avicultores.

Assessoria de Comunicação do SENAR/MG
www.sistemafaemg.org.br