Logo CNA

Encontro Técnico elabora plano de ação para produção de palma forrageira
1o encontro tecnico palma forrageira 009 0 84223800 1515061027

Projeto vai fomentar a pesquisa, a formação de técnicos especializados no assunto e o plantio da palma forrageira

10 de fevereiro 2017
Por Senar

Ajudar os produtores do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e do Mucuri a manter a alimentação dos seus rebanhos em época de seca é o objetivo de trabalho do Comitê Gestor do Projeto Palma Forrageira, formado por várias instituições de apoio a agricultura e pecuária, incluindo o SENAR Minas. Realizado em parceria, o projeto vai fomentar a pesquisa, a formação de técnicos especializados no assunto e o plantio da palma forrageira para suprir as necessidades de alimentação do rebanho.

No primeiro Encontro Técnico do Comitê Gestor, realizado esta semana (dia 8) em Montes Claros, as entidades apresentaram seus trabalhos desenvolvidos com a palma forrageira na região, elaboraram um plano de ação de trabalho em conjunto e discutiram o Termo de Cooperação de trabalho.

Vilã do leite

A falta de alimentação para o gado foi a grande responsável pela queda na produção de leite em cerca de 60% e na diminuição do rebanho no Norte de Minas, que já foi de cerca de 3 milhões e 600 mil cabeças e hoje está reduzido a cerca de 2 milhões e 200 mil. As pastagens também foram perdidas em quase 100% e o plantio de milho, que ajudava na alimentação do gado, em cerca de 80%, segundo dados da Emater e IMA.

Dentre os trabalhos desenvolvidos, a Epamig, Emater, Embrapa e Unimontes apresentaram ações realizadas em parceria em municípios da Serra Geral e Vale do Jequitinhonha. Desde 2008, elas desenvolvem pesquisas com a participação de pequenos produtores em unidades de multiplicação de mudas e experimentação, mas enfrentam problemas para manter os estudos por falta de recursos financeiros e pela própria falta de conhecimento dos agricultores.

Segundo o coordenador de Formação Profissional Rural do Senar Minas, Luiz Ronilson Paiva, neste trabalho, a integração das instituições é de grande importância para canalizar esforços e potencializar o desenvolvimento do plano de ação conjunto. A assessora técnica de negócios da Faemg, Aline Veloso, também destacou a parceria das instituições para a retomada do agronegócio regional.

Algumas propostas do plano de ação conjunto:

Definição da finalidade do Projeto Palma Forrageira;
Buscar apoio do Governo de Minas, através da Seapa e apoio junto a Assembleia Legislativa de Minas Gerais;
Estruturação do Termo de Cooperação entre as instituições do Comitê Gestor;
Capacitação de instrutores do SENARMinas para ministrar cursos e treinamentos de produtores e trabalhadores rurais;
Busca de viabilização de financiamentos para o desenvolvimento de 12 subprojetos sobre palma forrageira;
Visitas técnicas em campos de pesquisa em Itapetinga e Guanambi;
Realização de Dia de Campo para produtores, sobre alternativa de alimentação animal;
Produção de informe agropecuário, dentre outras.

Comitê

O Comitê Gestor é formado por pesquisadores e técnicos da Faemg e SENAR Minas, Epamig, Embrapa, Emater, UFMG, IFNMG de Januária, Unimontes, Codevasf, Sicoob, SEBRAE, Sindicatos Rurais de Montes Claros e Januária, Prefeitura de Januária, Comitê da Bacia do Rio Verde Grande e Lac Consultoria de Projetos Rurais. A próxima reunião de trabalho do Comitê está marcada para o dia 7 de março.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas