Logo CNA

Encontro em Ribeirão Preto divulga custo de produção para produtores de cana-de-açúcar
Foto joao 2 0 831948002015150598631

28 de junho 2016
Por CNA

Brasília (28/06/2016) – Apresentar e discutir o panorama dos custos de produção de cana-de-açúcar por fornecedores independentes. Esse é o objetivo da palestra “Custos de Produção: Base para o Sucesso da Atividade Canavieira” do engenheiro agrônomo João Henrique Mantellatto Rosa, professor do Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Pecege/Esalq/USP).

O assunto será debatido durante o Dia de Mercado da Cana-de-Açúcar, nesta quinta-feira (30/06), em Ribeirão Preto, (SP). O evento é uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP).

De acordo com Mantellatto, hoje, o sucesso da atividade canavieira é muito particular, de produtor para produtor, uma vez que existem empresários rurais, tecnificados e com controle de informação de seu sistema de produção. Da mesma forma, complementa o professor, que existem produtores conduzindo suas lavouras com base no “tradicionalismo”, ficando defasados com o passar do tempo. “O que falta é justamente este controle da informação. Posso afirmar que a maior parte dos fornecedores não conhece seus custos de produção”, observa.

Mantellatto explica que, de forma geral, nas últimas safras de cana-de-açúcar, os preços praticados são suficientes para cobrir os custos operacionais de produção, ou seja, aqueles efetivamente desembolsáveis. Os custos totais, que incorporam os valores de capital e da terra, entretanto, acabam por ficar acima dos preços praticados. “Em longo prazo, isso dará prejuízo ao fornecedor. Porém, existem fornecedores que conseguem atingir boa rentabilidade, afinal, não existe um custo padrão, cada um tem o seu“, afirma.

Para melhorar essa situação, o engenheiro agrônomo acrescenta que é preciso buscar, sobretudo, maior produtividade, explorando a melhor relação de custo-benefício possível. “Neste sentido, o controle de custos é essencial para o bom gerenciamento da atividade, em especial quando o preço não é controlado pelo produtor. Se ele detém o controle do custo, sabe até onde pode chegar em termos de despesa”. E finaliza: o nosso trabalho do Pecege norteia a atividade com valores de referência.

Dia de Mercado – O objetivo do evento é levar informações técnicas e gerenciais aos produtores de cana-de-açúcar, para que possam otimizar as margens de sua atividade. As palestras serão específicas para a região, trazendo para o debate temas relevantes, como: mercado, custo de produção, controle de pragas e doenças e novas tecnologias. Com esse evento de capacitação, os produtores rurais se preparam melhor para enfrentar as adversidades do seu negócio, reduzindo os riscos e melhorando a gestão de sua propriedade rural.

Serviço:
Dia: 30 de Junho de 2016
Local: Auditório do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) - Centro Cana, Rodovia Antônio Duarte Nogueira, km 321 (Anel Viário Contorno Sul), Ribeirão Preto/SP
Horário: 08h30 às 12h30
As inscrições podem ser feitas por telefone: (11) 3125-1333, ramal: 1108 e
pelos e-mails ( economico@faespsenar.com.br e cna.campofuturo@cna.org.br ) ou durante o evento.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação