Logo CNA

Encontro de Empreendedores Rurais Jovens será nos dias 10 e 11 de novembro em Anápolis
Agrojovem 0 900735002015150610571

O evento quer desenvolver competências empresariais, políticas e sociais em jovens ligados ao agronegócio goiano

8 de novembro 2016
Por Senar

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (SENAR Goiás), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), vão realizar nos dias 10 e 11 de novembro, na Estância Park Hotel, em Anápolis, o 2º Encontro de Empreendedores Rurais Jovens. Voltado para jovens produtores e empresários rurais, profissionais da área técnica, consultores e estudantes, o evento tem por objetivo desenvolver competências empresariais, políticas e sociais de jovens ligados ao agronegócio goiano, com foco na sucessão familiar dos negócios rurais e na formação e desenvolvimento de novas lideranças representativas na agropecuária.

Estão programados painéis e palestras, com temas como perspectivas e oportunidades do setor agropecuário, empreendedorismo rural, desenvolvimento de novas tecnologias para o campo, empreendedorismo pessoal e coletivo, entre outros. Os assuntos serão apresentados e discutidos por especialistas de diversas áreas. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone: (62) 3096-2237.

Conhecimento

Desde 2015, a FAEG o SENAR Goiás, em parceria com os Sindicatos Rurais (SRs), têm desenvolvido um trabalho de estruturação de núcleos jovens nos municípios goianos. Atualmente, são 20 unidades, com cerca de 250 jovens lideranças mobilizadas. O presidente da FAEG, José Mário Schreiner, destaca a importância de ampliar discussões e desenvolver a cultura desses jovens ligados à agropecuária, levando informações sobre empreendedorismo, sempre de maneira clara e objetiva. “O encontro permite essa aproximação, a troca de conhecimento e experiências, além de facilitar debates sobre temas que impactam a vida desse jovem produtor ou liderança rural. É o caso da sucessão nas propriedades rurais, assunto que tem sido debatido com frequência, mas que ainda demanda orientação”, explica. De acordo com ele, o tema merece destaque, porque produtores rurais têm sofrido com a falta de interesse pela continuidade do negócio rural, devido a diversos fatores.

O superintendente do SENAR Goiás, Eurípedes Bassamurfo, enfatiza que hoje, existem programas, cursos e treinamentos desenvolvidos pelo SENAR Goiás que beneficiam os jovens produtores e lideranças rurais. Ele cita como exemplo as capacitações do programa Jovem Empresário Rural, que faz parte da grade do EAD SENAR Goiás. São cursos gratuitos online que buscam contribuir com a formação e a profissionalização, permitindo a rentabilidade dos negócios.

Um dos cursos que são direcionados ao jovem empreendedor, ligado à agropecuária, é o de Gestão da Empresa Rural. O participante recebe orientações sobre princípios da gestão, na empresa rural, considerando eixos de recursos humanos, mercado, finanças e operações. “São várias opções oferecidas pelo SENAR Goiás para ampliar conhecimento, esclarecer dúvidas e promover a formação profissional rural. Inclusive, o tema sucessão familiar é contemplado em parte dos cursos, pois são feitas abordagens sobre empresas familiares”, reforça o superintendente. A lista completa de programas, cursos e treinamentos pode ser obtida no site: www.senargo.org.br .

Programação:

10 de novembro (quinta-feira)

14 horas – Abertura do Encontro, com a participação do superintendente do SENAR Goiás, Eurípedes Bassamurfo da Costa, diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro, diretor técnico do Sebrae Goiás, Wanderson Portugal, e presidente da Comissão Faeg Jovem, Armando Rollemberg;

14h30 – Palestra ‘O Empreendedorismo Rural – Desenvolvimento de novas Tecnologias para o Campo’, com o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi;

15h30 – Palestra ‘A participação das jovens lideranças na construção de um novo Brasil’, com o coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL), Kim Patroca Kataguire;

17 horas – Palestra ‘O Mercado de oportunidades para o jovem empreendedor’, com o consultor internacional, de Inovação do Senar Central e coordenador do Programa CNA Jovem, Fernando Barcellos Ximenes.

11 de novembro (sexta-feira)

9 horas – Palestra ‘Perspectivas políticas e econômicas para o agronegócio em 2017’, com o presidente da FAEG, José Mário Schreiner;

9h45 – Palestra Motivacional, com Agência Q9/Consultoria em Comunicação;

11 horas – Apresentação de ações de Comissões FAEG Jovem.

Assessoria de Comunicação do SENAR Goiás
www.sistemafaeg.com.br

Matérias Relacionadas