Logo CNA

Em Miranda, produtor cadeirante cultiva hortaliças e é exemplo de determinação
8601 hortifruti 0 669730002015150612041

O fato de ser cadeirante não me impede de fazer os movimentos exigidos na lavoura, muito pelo contrário.

30 de março 2016
Por Senar

O agricultor familiar Jeimerson Galdino (30) é exemplo de força de vontade. Há cinco anos ele ficou paraplégico, e o que para muitos seria uma limitação se transformou em ferramenta de apoio e estímulo nas atividades rurais. “O fato de ser cadeirante não me impede de fazer os movimentos exigidos na lavoura, muito pelo contrário. Mexo com a enxada na cadeira de rodas e, quando canso, me apoio na cadeira e desço para preparar o solo com as mãos”, explica.

Nascido na Paraíba, Galdino está há dois meses em Mato Grosso do Sul e escolheu o município de Miranda para plantar e comercializar hortaliças. Em busca de aperfeiçoamento, ele foi um dos 12 alunos participantes do Curso de Implantação e Manejo Básico de Horta oferecido gratuitamente pelo SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS, que aconteceu entre os dias 15 e 17 de março, no assentamento Bandeirantes.

De acordo com o instrutor, Carlos Alberto Crestani, Galdino demonstrou habilidade nas atividades desenvolvidas durante o curso. “O que mais me impressiona é que ele tem na horta a sua renda. Não há nada que ele não faça no campo, realizou todas as atividades repassadas durante as aulas práticas com tranquilidade e ótimo desempenho. Motivo de inspiração para os outros alunos”, avalia.

Em sua horta tem pimentão, alface, coentro, quiabo, repolho e legumes, todos comercializados em feiras livres, supermercados e restaurantes da região. E não para por aí: Para melhorar a renda, Galdino pretende diversificar a produção e por isso já pensa em participar de outros cursos oferecidos pelo SENAR/MS. “Quero plantar frutas, ampliar o espaço do canteiro e conhecer mais da terra e do clima sul-mato-grossense”, conclui.

O curso de Implantação e Manejo Básico de Horta tem carga horária de 24 horas e debate temas como: Medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, identificação das hortaliças, área e tipos de solos, construção de canteiros, corretivos, adubação, novas técnicas de plantio, aplicação de fertilizantes, dados econômicos e de produção, entre outros. As próximas capacitações acontecem nos dias Corumbá, Jardim e Terenos todas com início no dia 31 de março.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MS
www.senarms.org.br