Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Em Bonito, Sistema Famasul retoma programa “Saúde do Homem e Mulher Rural” no estado
Capa Site Saude 2

4 de outubro 2021

Por: Anahi Gurgel e Ellen Albuquerque

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Iniciativa do Senar MS marcou o aniversário de 73 anos da cidade.

O sábado (02) foi um dia memorável para moradores de Bonito, distante 300 quilômetros de Campo Grande. O 73º aniversário da cidade foi marcado pela retomada do Programa ‘Saúde do Homem e da Mulher Rural’ no estado, após 1 ano e 7 meses de interrupção devido à pandemia.

Os atendimentos médicos gratuitos da 62ª edição da iniciativa do Senar Mato Grosso do Sul aconteceram no Posto de Saúde Central.

“É muito gratificante levar atendimento de saúde à população rural. Hoje é um dia muito especial por estarmos comemorando o aniversário deste lugar abençoado, oferecendo serviços de prevenção a doenças. Parabéns, Bonito, e a todos que estão hoje cuidado de sua saúde e qualidade de vida”, disse o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.

Para que a retomada fosse possível, foi organizada toda uma estrutura e logística, seguindo cuidados recomendados pelos órgãos de saúde. “Temos uma extensa jornada pela frente, priorizando sempre o bem-estar”, afirmou.

Desde 2016, o programa é desenvolvido em todo Mato Grosso do Sul, oferecendo ações de prevenção e orientações, por meio dos sindicatos rurais, com apoio das prefeituras e secretarias municipais de saúde. Para 2021, além de urologia, ginecologia e dermatologia, serão realizadas consultas e exames oftalmológicos.

No mês em que o país se mobiliza para a prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa, o Instituto Nacional do Câncer estima que até 2022, 66 mil novos casos da doença sejam confirmados.

Nos homens, o câncer da próstata é o mais comum, com estimativa de mais 65 mil novos casos até 2022.

“Tenho um carinho muito grande por esse programa, que tem na essência o cuidado com as famílias. Essa atenção é primordial para a saúde e qualidade de vida de todos”, reforça.

A ação em Bonito contou com a presença do prefeito Josmail Rodrigues, do presidente do Sindicato Rural de Bonito, Jefferson Doretto, secretário de saúde, Nivaldo Inácio Carneiro, o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, além de colaboradores do Sistema Famasul e profissionais da saúde.

Matérias Relacionadas