Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Em apenas 1 semestre, apicultor atendido pela ATeG MS transforma manejo e produção de mel
CAPA APICULTURA

Em apenas 1 semestre, apicultor atendido pela ATeG MS transforma manejo e produção de mel

24 de setembro 2021

Por: Leandro Abreu

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Com assistência técnica em propriedade houve redução de custos e aumentou número de enxames.

Um semestre já está sendo importante para as grandes mudanças na propriedade do apicultor José Jorcuvich, na cidade de Dourados. Desde quando passou a ser atendido pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, conseguiu aumentar o tamanho dos enxames e reduzir em até três vezes o custo de alimentação das abelhas. Esse é o case de sucesso da série #TransformandoVidas desta semana.

“Comecei há cinco anos sem saber de nada e toquei ‘na sorte’, sem ter orientação. Colhia pouco, em média 10 quilos por caixa em cada safra. E sempre ouvia o pessoal dizer que colhia de 30 a 50 quilos. Queria chegar lá”, lembra.

A partir do acompanhamento do técnico de campo do Senar MS, José já percebe as mudanças, mesmo sem ainda ter colhido a primeira safra de mel.

“Estou notando que as minhas colmeias estão ‘bombando’, com muitas abelhas. Daqui para frente o trabalho será ainda melhor, pois agora temos essa orientação técnica”, diz.

“O custo de alimentação foi reduzido em até três vezes, pois a quantidade foi revista. Eu dava muito mais, sem necessidade. Se tivesse entrado para a ATeG antes, já teria ainda mais avanço com as abelhas e com a produção. Muito bom mesmo”, afirma.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal no YouTube , e reportagens sobre Apicultura em ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’ .

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu

Matérias Relacionadas