Logo CNA

Educação rural contribui na formação de jovens aprendizes do SENAR/MS
10355 foto ciarama capa 0 720862002015150610911

Parcerias com empresas privadas contribuem para realização de programa de formação em Mecânico de Manutenção de Tratores

5 de setembro 2016
Por Senar

As parcerias de empresas privadas do setor agropecuário em Mato Grosso do Sul representam importante papel na formação da primeira turma do programa Seja – SENAR Jovem Aprendiz, iniciada em setembro do ano passado, no município de Dourados. A afirmação feita pelo instrutor do SENAR/MS, Eliel Campos Boia, diz respeito a doação de motores utilizados em aula prática do curso de Mecânico de Tratores Agrícolas, no mês de agosto, no Sindicato Rural de Dourados.

Os equipamentos foram cedidos pela Ciarama Máquinas, com sede em Ponta Porã, que possibilitaram ao grupo de nove jovens aprendizes o contato prático de manutenção e conserto de peças utilizadas em usinas do setor sucroenergético. “Procuramos a empresa com intuito de viabilizar uma aula prática e fomos prontamente recebidos. A empresa também emprestou um motor novo, o que tornou o momento produtivo, pois, a turma comparou o equipamento avariado com outro em perfeitas condições”, explica Boia.

A formação oferecida pelo SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul tem objetivo de atender o mercado de trabalho nas empresas e agroindústrias de Mato Grosso do Sul que demandam mão de obra qualificada, aliado ao programa focado na formação de estudantes do ensino médio da rede pública, com idade entre 14 e 24 anos. A duração da formação é de, no mínimo, um ano, dividida em três módulos de aprendizagem, no qual os participantes são capacitados para atuar em oficinas de médio e grande porte, elaborando planos de manutenção preventiva, corretiva e de monitoramento.

De acordo com a diretora-secretária do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e coordenadora educacional do Senar/MS, Terezinha Cândido de Souza, a cooperação da empresa demonstra o interesse do setor em contribuir para formação dos futuros profissionais que iniciarão a vida profissional com bagagem teórica e prática das atividades. “A primeira turma do programa Jovem Aprendiz começou a capacitação com apoio fundamental tanto da usina Bunge Monte Verde que disponibilizou as vagas para os aprendizes e a Ciarama por colaborar com o material necessário ao aprendizado”, pontua.

Avaliação do mercado – A diretora da Ciarama, Rosineide Alves de Campos, avalia que as transformações tecnológicas do setor rural nos últimos anos impulsionam o mercado a investir e apoiar iniciativas de instituições como o SENAR/MS, que leva o conhecimento focado com as necessidades de cada região. “O setor empresarial precisa acompanhar as informações que chegam ao campo e estimular a capacitação profissional dos funcionários. Entendemos que o melhor método de aprendizado é aliar a teoria com a prática, a exemplo do que acontece nos países do continente europeu e, por isso, continuaremos a apoiar iniciativas como programa Jovem Aprendiz Rural”, observa.

O gerente de serviços da empresa, Clair Antônio Vergitz, defende que a capacitação continuada dos trabalhadores impacta diretamente na satisfação dos clientes do setor, que variam de produtores a agroindústrias. “Profissionais qualificados trabalham de forma assertiva, minimizando falhas e otimizando os resultados. Ficamos gratificados em contribuir com a formação dos aprendizes que podem ser absorvidos como futuros mecânicos”, observa.

A jovem aprendiz, Natiele Correa Alves, 17 anos, participou da capacitação com os motores e afirma que não é tão difícil quando se compreende os fundamentos teóricos e práticos do curso. “Temos o desafio de ser a primeira turma do programa e estamos caminhando bem, além de aprender muito. As pessoas têm uma ideia que trabalhar com mecânica é difícil, mas eu não achei, é questão de estar atento aos detalhes do funcionamento”, reforça a aluna, que cursa o 3º ano do ensino médio e viaja todos os dias de Dourados para Ponta Porã, onde está localizada a usina parceira do programa educacional do SENAR/MS.

Informações adicionais – Os requisitos para participar do programa Jovem Aprendiz Rural é ter no mínimo 14 anos completos na data de início do curso e ensino fundamental incompleto. A primeira qualificação iniciada foi a de Mecânico em Manutenção de Tratores, que possui um total de 960 horas/aula, divididas em 480 horas de conhecimentos básicos e específicos e mais 480 horas de aulas práticas, divididas em quatro horas diárias, de segunda a quinta-feira.

Cabe ressaltar que o treinamento prático ocorre a partir dos conhecimentos adquiridos em cada um dos três módulos que compõem o programa, nas instalações das empresas participantes. A dinâmica da prática profissional é feita por rodizio de tarefas e funções entre os aprendizes, a fim de garantir o desenvolvimento das competências ao longo do curso.

Serviço - As empresas interessadas em aderir ao programa podem entrar em contato com o sindicato rural do seu município ou na Regional do SENAR/MS, no telefone (67) 3320-6918.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MS
www.senarms.org.br

Matérias Relacionadas