Logo CNA

Doceiras da Feira de São Gonçalo do Abaeté participam de capacitação do SENAR Minas
20160525171934 fileid doces interna 0 487187002015150611691

A ideia é aumentar a renda com o curso de Fabricação de Compotas, Frutos Cristalizados, Geleias e Doces em Pasta

30 de maio 2016
Por Senar

Produtoras rurais de São Gonçalo do Abaeté, na região noroeste de Minas Gerais, querem aumentar a renda com a venda de doces caseiros. Para isso, fizeram o curso de Fabricação de Compotas, Frutos Cristalizados, Geleias e Doces em Pasta, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Durante cinco dias, as produtoras rurais vivenciaram a produção de doces na sede do Sindicato Rural do município. Além de aprenderem novas receitas, tiveram dicas para conquistar mais espaço no mercado. “São doceiras de mão cheia, mas precisavam de qualificação para ganhar dinheiro com esse negócio. Elas conheceram cuidados de higiene durante o processo de produção, e até mesmo de armazenamento e transporte adequado dos doces”, contou a mobilizadora do Sindicato, Vilma Silvério.

As onze participantes do curso comercializam os produtos na Feira do Produtor Rural de São Gonçalo do Abaeté, que ocorre aos sábados, no centro da cidade. Agora esperam atrair também comerciantes e empresários, para revenderem os doces em outros pontos.

Irene Menezes, de 62 anos, mora na Fazenda Água Suja, a cerca de 20 quilômetros da cidade. Depois do curso, se empolgou com a produção dos doces caseiros. “Eu já fazia doces, mas foi ótimo para me aperfeiçoar nesse negócio”, ressaltou. E assim, Irene, que produzia exclusivamente doce de leite, agora está fazendo também doces de abóbora, figo, e mamão. “Vida na fazenda é difícil. Temos que aprender coisas novas para ter uma rendinha.”

O gerente do SENAR em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho, destacou que “cursos como este contribuem para a segurança alimentar do consumidor, uma vez que higiene e qualidade na produção são conteúdos essenciais desenvolvidos neste evento. Esperamos que a qualidade dos alimentos produzidos por ex-alunos do Senar sejam um diferencial na Feira do Produtor”.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas