Logo CNA

Dia de Mercado debate benefícios da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Manejo de Pastagens
Armindo 0 996577002015150594471

27 de julho 2016
Por CNA

Brasília (27/07/2016) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (FAEC), realiza nesta sexta-feira (29/7), em Rio Branco, no Acre, o Dia de Mercado da Pecuária de Corte. O evento visa difundir as análises técnicas e econômicas identificadas pelo Projeto Campo Futuro na região com aplicações práticas de mercado. A programação abordará a potencialidade da pecuária de corte no estado do Acre, apontando as possíveis soluções gerenciais e tecnológicas, além dos gargalos que interferem no desenvolvimento do setor.

Para debater os sistemas de integração lavoura pecuária e manejo de pastagens (ILP) e (ILPF) foi convidado o engenheiro agrônomo e doutor em zootecnia, Ademir Zimmer. A ILP e ILPF são sistemas produtivos de grande importância que podem propiciar incrementos na produção de grãos, na produção animal integrada e produção florestal, bem como resultar em benefícios ambientais e sociais. Segundo o engenheiro “a ILP e ILPF também possibilitam a abertura de novas áreas de produção de grãos sobre áreas de pastagens degradadas ou mesmo em áreas não preferenciais para o cultivo de grãos”.

Para Zimmer, o manejo adequado das pastagens é de fundamental importância para se obter boa produtividade animal com persistência das pastagens. “Isto resulta em maior infiltração de água no solo e menor erosão, com grandes benefícios para as nascentes e recursos hídricos”, ressalta. Nas áreas de cultivo de grãos, observa o doutor, a inclusão de pastagens proporciona melhores condições para o plantio direto, pelo aumento na quantidade e qualidade da palhada, proporcionando mais possibilidades das culturas tolerarem as adversidades climáticas. “Isto resulta em melhor controle de plantas daninhas, pragas e doenças. Seu efeito também é marcante no aumento da matéria orgânica do solo. No seu conjunto resulta em maior estabilidade e produtividade das culturas”, frisa.

De acordo com ele, estes sistemas proporcionam melhorias na produtividade, diversificação da produção e desenvolvimento regional. “Os sistemas ILP e ILPF resultam em melhorias na preservação ambiental, aliados à redução na emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE), como também podem sequestrar estes gases da atmosfera em um balaço positivo para os sistemas agropecuários”, finaliza o engenheiro.

Dia de Mercado da Pecuária de Corte
Data: 29 de Julho / 2016
Local: Federação das Indústrias do Acre – Avenida Ceará, 3727 – 7º BEC
Horário: 08h30 às 18h30
Inscrições pelos e-mails cna.campofuturo@cna.org.br e faeac@faeac.org.br ou pelos telefones (68) 32241797; (68) 99984-0443
Programação : http://www.cnabrasil.org.br/sites/default/files/sites/default/files/uploads/programacao_dia_mercado_pecuaria_corte2016_v6.pdf

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

VEJA TAMBÉM

No Canal do Produtor TV, Armindo Kichel, pesquisador da Embrapa Gado de Corte, fala sobre como os produtores podem utilizar o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta:

Áreas de atuação