Logo CNA

Dia de Campo SENAR Mais acontece neste sábado em Jussara
Familia do eber 2 0 33199300 1515060864

Intuito do evento é apresentar implementações tecnológicas e de gestão da administração leiteira

15 de setembro 2017
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (SENAR Goiás), a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), o Sindicato Rural de Jussara, com o apoio da Associação do Produtores de Leite de Jussara (Aproleite), vão realizar no dia 16 de setembro, a partir das 8 horas, no Sítio Vale da Serra, em Jussara, o ‘14º Dia de Campo Senar Mais Leite’. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link https://goo.gl/XfSfEP . O evento tem o intuito de apresentar as implementações tecnológicas e de gestão da administração leiteira da propriedade altamente sustentável, do produtor rural Harlei Marques de Lima. Os participantes irão conhecer in loco a realidade desta propriedade, altamente sustentável, com a oportunidade de interagir com produtores, trabalhadores e técnicos, além de ampliar a rede de contatos e, principalmente, adquirir novos conhecimentos.

Exposição

O Dia de Campo SENAR Mais Leite vai ocorrer no Sítio Vale da Serra do produtor Harlei Marques de Lima. São 72 hectares, sendo que deste total 48 hectares são utilizados para a pecuária de leite. Dentro destes 48 hectares, 2,2 hectares são de pastejo rotacionado irrigado, com o capim Mombaça e quatro hectares com pastejo rotacionado sem irrigação. Para suplementar a seca, a propriedade possui ainda silagem de sorgo. Desde 2013, ele recebe assistência técnica e gerencial do SENAR Mais. No início, Harlei tirava 350 litros de leite por dia. Hoje, ele tira em média 700 litros de leite por dia. São 72 vacas, um total de 80,4% de vacas em lactação, animais das raças girolando. O trabalho na propriedade é orientado pelo técnico do SENAR Mais em Jussara, Rogério Gomes, que atende 25 propriedades na região. “Quando começou o trabalho, em 2013, o produtor trabalhava com gado mais comum e depois começou a inseminação, melhorando as pastagens, a genética, implantando o sistema de pastejo rotacionado e irrigado e colocando ordenha mecânica”, comenta.

SENAR Mais Leite

Intensificar a produção, manejar os fatores produtivos de uma propriedade, de maneira individual e de forma tecnológica, proporcionando ao produtor tecnologias para que ele obtenha uma produção elevada e custos mais baixos. Estes são os principais objetivos da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR Goiás. Atualmente, o programa atua em todas as regiões de Goiás. No total, 1.640 mil produtores são assistidos, distribuídos em sete cadeias produtivas. São elas: apicultura, fruticultura, horticultura, ovinocaprinocultura, pecuária de corte, pecuária de leite e piscicultura. Disponível em todo estado, somam 89 técnicos de campo que assistem os produtores rurais mensalmente, distribuídos em cerca de 100 municípios, atuando em todas as regiões do estado.

Programação do Dia de Campo SENAR Mais Leite

08 horas: inscrições, café da manhã e visitação nas estações dos parceiros
09 horas: abertura (apresentação)
• Palestrante: técnico de campo do Programa SENAR Mais, Rogério Gomes. Tema: Persistência, determinação e controle, o caminho do sucesso da porteira para dentro
• Palestrante: consultor e engenheiro agrônomo do SENAR Goiás, Carlos Eduardo Freitas. Tema: Irrigação de Pastagens – Oportunidade Sustentável na Atividade Leiteira
• Depoimento do produtor rural Harlei Marques de Lima
11 horas: encerramento
12 horas: almoço

Assessoria de Comunicação do SENAR Goiás
www.sistemafaeg.com.br
Crédito das fotos: Fredox Carvalho

Matérias Relacionadas