Logo CNA

Dia de Campo realizado em Miranda leva informações sobre fertilidade e manejo de solo
10122 dia de campo miranda 1 0 0 796274002015150611181

Informações divulgadas no evento subsidiaram participantes sobre fertilidade do solo e sistemas produtivos como Plantio Direto e ILP

2 de agosto 2016
Por Senar

Com objetivo de atender a demanda dos produtores rurais interessados em aperfeiçoar a atividade agrícola no município de Miranda, o Sindicato Rural de Miranda realizou na última semana um dia de campo promovido onde foram apresentadas informações sobre as características do solo e quais as melhores alternativas para aumentar a performance produtiva.

Com apoio do programa Mais Inovação, do SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e da Fundação MS, 30 empresários rurais tiveram acesso a palestras e visitação na propriedade Sanguessuga, do produtor Massao Ohata, que há dois anos recebe ATeG – Assistência Técnica e Gerencial e já apresenta resultados expressivos na produtividade das lavouras de soja e milho.

“O evento foi muito produtivo, pois, trouxe informações fundamentais para os produtores que não estão familiarizados com a atividade agrícola. Na minha propriedade iniciamos o cultivo de soja e milho, por meio da adoção do sistema de Plantio Direto e estou satisfeito com os resultados”, detalha Ohata que atualmente é presidente do sindicato rural.

Tecnologia e rentabilidade - Segundo relato do técnico de campo responsável pela turma de Miranda, Daniel Dantas, o objetivo principal do dia de campo foi atender a demanda dos produtores interessados em adquirirem mais conhecimentos sobre sistemas produtivos como o ILP – Integração Lavoura Pecuária e esclarecer dúvidas sobre a fertilidade do solo na região. “No primeiro momento, nosso colega Douglas Gitti da Fundação MS ministrou uma palestra com foco nos nutrientes do solo e suas particularidades, apresentando resultados obtidos a partir de análises de áreas vizinhas. Depois levamos os convidados para conhecer um exemplo de sucesso, na propriedade do srº Ohata, reforçando os benefícios que o manejo correto oferece em tempos de seca”, argumenta.

Dantas acrescenta que o feedback dos produtores foi positivo e houve sugestões para que seja realizado mensalmente com temas diferentes. “Ficamos satisfeitos enquanto profissionais, pois, as perguntas feitas demonstram o elevado grau conhecimento dos participantes. A iniciativa do presidente do sindicato rural também contribuiu muito e outros vizinhos ofereceram para abrir as portas de suas fazendas, a fim de realizarmos outros eventos como o realizado na Sanguessuga”, complementa o zootecnista.

O responsável pela palestra “Manejo da fertilidade do solo com foco na cultura de soja na região de Miranda” é o técnico da Fundação MS, Douglas de Castilho Gitti. Ele revelou que as características do clima e solo na região, considerada entrada do bioma pantaneiro, podem ser rentáveis desde que se observem manejos específicos. “Em razão da baixa altitude local (137 metros acima do nível do mar aproximadamente), a temperatura do solo no período noturno é mais alta, prejudicando o desenvolvimento de culturas como a soja. Então é fundamental investir na utilização de cultivares da oleaginosa que já comprovaram produtividade diferenciada”, recomenda.

Na avaliação do produtor Fernando Belo, que se dedica à pecuária de cria, recria e engorda, o evento atendeu às expectativas dos convidados e esclareceu dúvidas sobre quais as melhores ações a serem desenvolvidas no manejo agrícola. “Minha propriedade faz parte de um condomínio familiar, no qual tenho meu irmão e mãe como vizinhos e sempre atuamos com pecuária. Apesar de trabalhar há mais de dez anos com cultivo de milheto, sorgo e milho, acredito que as informações repassadas foram importantes, já que contemplaram as particularidades do clima e solo aqui da região”, argumenta.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MS
www.senarms.org.br

Matérias Relacionadas