Logo CNA

Dia de Campo do Fórum Permanente do Agronegócio mobiliza público em Bagé
Img 7095 abre 0 177742002015150611991

Visitas às estâncias mobilizaram mais de 250 pessoas na manhã desta quinta-feira (7)

7 de abril 2016
Por Senar

O município de Bagé (RS) sedia, hoje e amanhã, a 76ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, que tem como tema “Para onde irão os novilhos?”, evento relizado pelo SENAR-RS, com promoção da FARSUL e Casa Rural e com o apoio da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Bagé e Departamento de Zootecnia da UFRGS.

As atividades desta quinta-feira (07/04) pela manhã, centralizadas no Dia de Campo, começaram bastante movimentadas. Um grupo formado por cerca de 250 pessoas, entre produtores, técnicos agrícolas e estudantes, visitou a Estância Formosa e a Fazenda Paraíso, consideradas modelo pelo trabalho desenvolvido com pecuária bovina de corte. Os participantes do Fórum puderam observar de perto o trabalho e o manejo desenvolvido nas duas propriedades com foco na terminação, desde a produção até o desmame.

No período da tarde, o grupo se dirige para a Embrapa Pecuária Sul e para a Estância Santa Margarida, concluindo o Dia de Campo em Bagé. A partir das 19h30min, será realizada no Pavilhão de Ovinos a palestra “Utilização de alimentos concentrados em sistemas pastoris de invernada”, apresentada pelo professor Álvaro Simeoni, vindo diretamente da Universidade da República do Uruguai. Às 21h, acontece um coquetel de confraternização.

Sexta-feira será de Seminário

Amanhã (08/04), o foco do evento passa a ser o Seminário no Pavilhão de Ovinos, com cadastramento a partir das 8h e abertura oficial às 8h30min. As palestras acontecerão ao longo do dia. De acordo com Umberto Moraes, coordenador de Formação Profissional do SENAR-RS, a proposta do fórum é “levar ao conhecimento dos pecuaristas que os novilhos de corte do RS devem ser produzidos para atender as inúmeras plantas frigoríficas que abastecem o mercado interno e externo, este regulador de preços, de oportunidades e com divisas comerciais”.

Pela manhã, o zootecnista Marcelo Shimbo abre o ciclo de palestras com o tema “Construção de uma marca de carne bovina”, às 9h. Na sequência, acontecem as apresentações “Os cortes como ferramenta de remuneração”, com José Pedro Crespo – diretor da divisão Beef Brasil da Marfrig; e “Mercado interno: relevância da indústria no mercado nacional”, com o médico veterinário Armando Salis, do Frigorífico Campeiro.

O painel da tarde inicia com “Plano Integrado de Desenvolvimento da Pecuária Moderna”, com o engenheiro agrônomo Rodolpho Werneck Botelho, presidente da Comissão de Bovinos de Corte da FAEP, às 13h30min. Depois será a vez do Dr. Danilo Sant’anna, da Embrapa Pecuária Sul, falar dos “Sistemas forrageiros para recria e terminação”. O encerramento do evento fica a cargo do professor José Fernando Piva Lobato, do departamento de Zootecnia da UFRGS, que falará sobre “Produção e constituição da carne gaúcha”.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.casaruralrs.com.br ou pelo telefone (51) 3221 6460. A 76ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio é uma realização do SENAR-RS, com promoção da Farsul e Casa Rural e conta com o apoio da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Bagé e Departamento de Zootecnia da UFRGS.

Confira a programação

76ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio – “Para onde irão os novilhos?”
Local: Pavilhão de Ovinos da Associação e Sindicato Rural de Bagé – Av. Portugal, 495

07/04 - Dia de Campo

14h – Embrapa Pecuária Sul
15h – Estância Santa Margarida
17h – Encerramento
19h30min – “Utilização de alimentos concentrados em sistemas pastoris de invernada” – Prof. Álvaro Simeoni – Pavilhão de Ovinos
21h – Coquetel – Pavilhão de Ovinos

08/04 - Seminário

8h - Cadastramento
8h30min - Abertura oficial
9h – “Construção de uma marca de carne bovina” – Zoot. Marcelo Shimbo
10h – Intervalo
10h20min – “Os cortes como ferramenta de remuneração” – José Pedro Crespo
11h10min – “Mercado interno: relevância da indústria no mercado nacional” – Méd. Vet. Armando Salis
13h30min – “Plano integrado de desenvolvimento da pecuária moderna” – Eng. Agr. Rodolpho Werneck Botelho
14h20min – “Sistemas forrageiros para recria e terminação” – Dr. Danilo Sant’anna
15h30min – Intervalo
15h50min – “Produção e constituição da carne gaúcha” – Prof. José Fernando Lobato
17h – Encerramento

Assessoria de Comunicação do SENAR-RS
www.senar-rs.com.br

Matérias Relacionadas