ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Delfinópolis, em Minas Gerais, realiza a 1ª Feira da Banana
20170620164416 fileid banana interna 0 037952002015150609161

SENAR Minas é parceiro do evento

21 de junho 2017
Por Senar

O município de Delfinópolis se prepara para vivenciar a 1ª Feira da Banana, realizada de 20 a 24 de junho. Exposição de máquinas, produtos agrícolas e palestras formam a programação do evento. Organizado pela Associação dos Produtores de Banana de Delfinópolis e Região (ADELBA), entidade criada há mais de dois anos, o evento atraiu a atenção de produtores do estado de São Paulo e Norte de Minas, que confirmaram presença.

Segundo o presidente da Associação, Marcelo Lemos Rusisca, a Feira será importante para levar conhecimento aos produtores, divulgar novas tecnologias e promover o debate. Participam da Feira a Emater, Embrapa, IAC, SEBRAE, Governo de Minas, prefeitura, Sicoob Saromcredi e Brasnica. Para os organizadores, disseminação de conhecimento e a formação de novas parcerias são pontos chaves da iniciativa. Ele também destaca que a feira é importante para melhorar os processos de produção.

A banana é um grande gerador de renda para o município. Delfinópolis é o quarto maior produtor de Minas Gerais, com estimativa de produção de 50.000 toneladas para 2017 e faturamento previsto de R$ 65 milhões. Conforme dados da Emater, o município se prepara para alcançar em 2018 a segunda posição no ranking do Estado de Minas como maior produtor da fruta. Para isso, além dos 2.000 hectares em produção, mais 520 hectares da cultura foram formados.

Apoio do SENAR

O SENAR Minas tem contribuído para a capacitação da mão de obra em parceria com a Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Delfinópolis. Nesse primeiro semestre de 2017, realizou três capacitações com enfoque na embalagem do produto e se prepara para realizar outra na semana de 26 a 30 de junho, esta voltada para a produção artesanal utilizando fibras naturais (flexíveis) para a produção de objetos utilitários e decorativos. A pedido dos produtores, o curso tem como proposta utilizar as fibras das bananeiras em objetos decorativos que atenderão o segmento da decoração e do turismo. Segundo o presidente da ADELBA , o SENAR é um dos grande parceiros dos produtores.

SERVIÇO:

1ª Feira da Banana de Delfinópolis

Av. Padre Ivo Soares de Matos, Centro

Dia 20:Dia de campo, palestra: Empreendedorismo x oportunidades em Delfinópolis; Manejo de Pragas e doenças na cultura da banana; debates

Dia 21:Circuito Frutifica Minas. Palestra: Saúde do solo em bananicultura: importância e diagnóstico; Opções de manejo da fusariose da bananeira no Brasil: ações necessárias para prevenção da entrada e mitigação dos danos frente a ameaça da raça 4 Tropical; Associativismo e Indicações Geográfica em Banana: as experiências; Indicação Geográfica e Marca Coletiva: as experiências da ABANORTE; Certifica Minas.

Dia 22:Indutores de Resistência e Bioestimulantes

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas