Logo CNA

De agricultura de precisão a Free Stall, Sistema Famasul orientou produtores rurais no Showtec
26 01 16 d 0 009837002015150612481

Mais de 15 mil pessoas puderam ver de perto as novidades da agropecuária e as informações mais relevantes para 2016

26 de janeiro 2016
Por Senar

A 20ª edição do Showtec 2016 registrou recorde de público. Durante os três dias de uma das principais feiras tecnológicas do setor, realizada em Maracaju/MS, mais de 15 mil pessoas puderam ver de perto as novidades da agropecuária e as informações mais relevantes para 2016. O Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, juntamente com o SENAR/MS - Serviço de Aprendizagem Rural , realizou diversas ações de orientação e de divulgação de programas no evento.

Na avaliação do presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, o sucesso do Showtec 2016 está relacionado diretamente ao perfil empreendedor do produtor rural sul-mato-grossense que está cada vez mais antenado. "A feira reflete a consolidação de um importante trabalho desenvolvido em equipe, calcado não somente em conhecimento tecnológico, mas também no gerenciamento sustentável das novas tecnologias”,ressaltou Saito, complementando também que falar de Showtec é falar da história dos avanços de produção e produtividade em Mato Grosso do Sul. “Há poucos meses, nosso Estado completou 38 anos, destes, 20 tiveram a Showtec”.

Para o presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes, que é também diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, as expectativas foram superadas na maior feira de tecnologia do Estado . “Conseguimos apresentar o resultado de inúmeras pesquisas desenvolvidas não apenas pela Fundação, mas por instituições como a Embrapa, que agora vão se transformar em dados concretos nas propriedades rurais”, disse. O Showtec é o primeiro do calendário anual nacional e trouxe, nessa edição, mais de 500 novas tecnologias.

Destaque para as seis caravanas do interior do Estado, provenientes de Terenos, Dourados, Campo Grande, Jaraguari, Bandeirantes e Dois Irmãos do Buriti, organizadas pelo SENAR/MS para participarem da feira. Os grupos eram formados por produtores rurais assistidos pelos programas de assistência técnica da instituição, como o Mais Leite e o Hortifruti Legal. Durante o Showtec 2016, instrutores da instituição apresentaram os resultados obtidos em 2015 pelo programa Mais Inovação, referente à recuperação de pastagens.

Os visitantes da feira puderam conhecer também o funcionamento do simulador de agricultura de precisão, que despertou a curiosidade de estudantes, produtores rurais e profissionais da área da agropecuária, das mais diversas faixas etárias. A agricultura de precisão é o sistema de gerenciamento da propriedade, com a utilização do uso de tecnologias, ferramentas e procedimentos, diante das informações coletadas no campo.

Para os criadores de gado leiteiro, a novidade apresentada pela Federação foi o Free Stall - sistema de manejo intensivo da pecuária de leite. Pelo terceiro ano consecutivo, o consultor técnico do Sistema Famasul, Rodney Guadagnim, apresentou a ferramenta que une em um mesmo espaço todas as etapas de manejo, de alimentação ao uso de biodigestor para aproveitamento dos dejetos na obtenção alternativa de energia.

Além disso, na abertura do evento, o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, assinou um Termo de Cooperação Técnica com o Imasul - Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul. O objetivo é realizar ações de promoção e apoio à implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR-MS). A assinatura do presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, e do secretário-adjunto do Imasul, Ricardo Sena, aconteceu no dia 20 de janeiro.

No segmento florestal, o Programa Mais Floresta contou com uma programação especial, com palestras e orientação aos produtores rurais interessados na silvicultura. Direcionado para produtores rurais empresários, profissionais liberais e técnicos, o evento tinha como meta consolidar o potencial para atividades ligadas à silvicultura em todas as regiões de Mato Grosso do Sul. Atualmente, o Estado contabiliza cerca de 900 mil hectares de área plantada com eucalipto e pinus, segundo os últimos dados divulgados pelo Siga - Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio.

Sobre o Showtec - Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

O evento foi realizado pela Fundação MS e tem como principais promotores o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul).

A edição 2016 contou com o apoio do Sindicato Rural de Maracaju, Prefeitura Municipal de Maracaju, Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio a Pequena e Micro Empresas), SENAR/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) , Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul), Embrapa Gado de Corte, Embrapa Agropecuária Oeste, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Sicredi e Fundect (Fundação de Apoio do Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).

Assessoria de Comunicação Sistema FAMASUL
http://famasul.com.br/

Matérias Relacionadas