Logo CNA

Curso Técnico em Agronegócio formará agentes de transformação no meio rural
02 13 0 188943002015150611691

Em Santa Catarina, há polos de apoio presencial em São José, Fraiburgo, São Joaquim e Seara, com 300 alunos divididos em 10 turmas

31 de maio 2016
Por Senar

Formar profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, visando os diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira. Este é o objetivo do Curso Técnico em Agronegócio promovido pela Rede e-Tec Brasil no SENAR.

Em território barriga-verde, o primeiro Curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) iniciou suas atividades em março de 2015 com a abertura de três polos de apoio presencial em São José, Fraiburgo e São Joaquim. Neste ano foi instalado o polo presencial em Seara. Atualmente, no estado são 300 alunos divididos em 10 turmas.

O presidente do Conselho Administrativo do SENAR/SC e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, antecipa que estão em processo de implantação e já credenciados pelo Ministério da Educação (MEC) mais cinco polos de apoio presencial em Santa Catarina nos municípios de Campo Alegre, São Miguel do Oeste, Canoinhas, Rio do Oeste e Braço do Norte. “A nossa meta é levar conhecimento, principalmente, para o homem do campo e o produtor rural. Esperamos que nossa intenção tenha sucesso e conquistemos também um ensino médio voltado aos reais interesses do meio rural”, realça Pedrozo.

CURSO

O curso proporciona a habilitação, com validade nacional, de técnico nível médio em Agronegócio pela modalidade de ensino a distância com carga horária total de 1.230 horas e duração de quatro semestres ou dois anos. As aulas práticas são ministradas em propriedades e agroindústrias parceiras na região.

Na modalidade semipresencial, o Curso Técnico em Agronegócio disponibiliza 80% das suas aulas via web. O restante da carga horária é reservado às aulas presenciais nos polos de apoio e visitas técnicas a propriedades rurais e agroindústrias, para que os alunos possam colocar em prática os novos conhecimentos.

A estrutura curricular do curso técnico prevê: 435 horas de núcleo de formação geral e humana; 615 horas de núcleo de formação técnico-profissionalizante; 135 horas de núcleo de formação profissionalizante e 45 horas de núcleo de formação orientada. Ao final dos dois anos de curso os alunos podem optar em fazer um estágio de 250 horas.

“As aulas ocorrem de maneira semi-presencial, com encontros nos polos de apoio e atividades desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem. Além disso, conta com visitas técnicas que são realizadas em parceria com propriedades e agroindústrias. Desta maneira, os alunos além de estudarem a distância os conteúdos das disciplinas contam com atividades individuais e coletivas, que auxiliam na compreensão das abordagens teóricas por meio de exercício de fixação, trabalhos de pesquisa e ações práticas de campo, que é uma característica da estratégia de atuação do SENAR”, observa o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

O aluno da turma 2015/1 do polo de São José, Alexander Creuz, explicou que quando ficou sabendo do processo seletivo para a primeira turma EaD de Técnico em Agronegócio, sentiu que seria uma grande oportunidade de mudança de vida, ao mesmo tempo representaria a realização de um sonho. “Resolvi investir neste novo projeto e nesta altura do curso, tenho plena convicção que foi uma decisão assertiva. Chama atenção desde o início à qualidade do material impresso, as apostilas bem elaboradas e com informações voltadas à prática e úteis para o dia a dia no campo. O ambiente virtual (AVA) também é de fácil utilização, simples e didático, com vídeo aulas complementares as informações da apostila, além do apoio dos tutores e monitores neste ambiente”.

Creuz também destaca as aulas presenciais, que são ministradas por professores com elevado grau de conhecimento teórico e prático do assunto, que acrescentam ainda mais na formação. “Os professores fazem com que as aulas sejam dinâmicas e proveitosas. Também temos as visitas técnicas nas unidades curriculares que são importantes, pois podemos vivenciar na prática todo o conhecimento transmitido em aula, visualizarmos a realidade do campo, sentirmos as dificuldades e expectativas dos produtores rurais e ainda debatermos posteriormente em sala sobre todos os pontos observados, o que agrega mais informação e conhecimento em nossa formação técnica”, observa.

PROFISSÂO

De acordo com Zanluchi, o principal desafio do técnico em agronegócio é aumentar a eficiência do mercado agrícola e industrial. “Por meio de técnicas de gestão e de comercialização o profissional atua na execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural”, complementa.

Diferente do técnico agrícola que trabalha focado na produção o técnico em agronegócio atua voltado na gestão das empresas agrícolas. Por isso, sua atuação não se limita aos processos internos de uma fazenda e permite trabalhar em empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, extensão rural, pesquisas, revendas, consultorias e empresas de fomento. Este profissional também é responsável por executar ações sociais e ambientais visando à sustentabilidade dos negócios rurais.

Assessoria de Comunicação do SENAR Santa Catarina
www.senar.com.br

Matérias Relacionadas