Logo CNA

Curso Técnico em Agronegócio forma mais 31 profissionais em Santa Catarina
Fraiburgo 0 63375000 1515060983

O estado possui polos presenciais em São Joaquim, São José, Fraiburgo, Seara, Campo Alegre e Braço do Norte

20 de fevereiro 2017
Por Senar

Há dois anos o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC)oferece o Curso Técnico em Agronegócio da rede e-Tec no Estado. Após a conclusão das primeiras turmas nos polos de São Joaquim e São José, o município de Fraiburgo formará os primeiros 31 técnicos em agronegócio do município. A solenidade de formatura está programada para o dia 11 de março a partir das 20 horas no Clube Fraiburguense.

Sérgio Pires de Souza, de 48 anos é técnico em agropecuária. Após ficar sabendo do curso por uma rádio local, ele resolveu se inscrever a fim de adquirir novos conhecimentos na área. Trabalha com jardinagem e implantação de horta orgânica e orienta trabalhos na área de fruticultura. Segundo ele, várias das técnicas aprendidas durante o curso estão sendo aplicadas no seu dia a dia. “Principalmente o uso de planilhas para a aferição de custos e lucro, em breve conseguiremos fazer comparações com os números anteriores”, declarou.

Para Souza, o curso foi muito produtivo e com excelentes professores. “Estava fora da sala de aula há muito tempo e, apesar das dificuldades, consegui assimilar bem os conteúdos repassados e enriquecer o meu currículo profissional. Essa iniciativa do SENAR/SC me possibilitou crescer muito”. As perspectivas futuras são as melhores. “Espero poder utilizar o que aprendi para auxiliar no crescimento e desenvolvimento do agronegócio catarinense que é tão diversificado e rico”, finalizou.

O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destaca o excelente nível de formação dos técnicos em agronegócio. “A grade curricular é completa e capacita os profissionais para atuarem em diferentes segmentos: empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais e serviços de assistência técnica são apenas algumas das áreas de atuação. Estamos satisfeitos em acompanhar o engajamento e o comprometimento dos técnicos que estão sendo formados. Com certeza as propriedades rurais serão as principais beneficiadas”.

Para o presidente do Sistema Faesc/SENAR-SC José Zeferino Pedrozo, esses profissionais terão em suas mãos a responsabilidade de levar para o campo avanços tecnológicos e atitudes inovadoras para contribuir na melhoria da qualidade de vida, da produtividade e, também, da rentabilidade das propriedades de Santa Catarina.

Polos
Santa Catarina possui seis polos de apoio presencial: São Joaquim, São José, Fraiburgo, Seara, Campo Alegre e Braço do Norte. Cada um dos polos conta com espaço para o desenvolvimento de atividades presenciais e, por meio de parcerias com propriedades rurais, empresas agropecuárias e agroindústrias, realizam atividades práticas. “Os alunos têm encontros quinzenais, além das visitas técnicas. Estamos com processo seletivo aberto para mais 120 vagas no Estado. O curso tem superado as nossas expectativas”, afirma a coordenadora do curso em Santa Catarina, Katia Zanela.

Sobre o curso
O curso é de nível médio, totalmente gratuito e habilita os profissionais na aplicação de procedimentos de gestão e comercialização do agronegócio, com foco nos diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira. A duração é de dois anos com carga horária de 1.230 horas, sendo 20% de aulas presenciais e outras 80% a distância.

Assessoria de Comunicação do SENAR/SC
Foto: Ana Cristina França
www.senar.com.br

Matérias Relacionadas