Logo CNA

Curso leva técnicas de fabricação de derivados do leite à Maria da Fé
12 02 16 0 679341002015150612371

Fabricação de produtos lácteos com qualidade e segurança foi objetivo do curso

12 de fevereiro 2016
Por Senar

Foi com o objetivo de fabricar produtos lácteos com qualidade e segurança que produtores familiares e funcionários do Cras - Centro de Referência de Assistência Social de Maria da Fé fizeram o curso de fabricação de Derivados do Leite do SENAR Minas.

As aulas foram realizadas na cozinha da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da cidade. A instrutora foi a médica veterinária Maria Inês Marques Pereira. Foram 40 horas de treinamento que envolveram 12 alunos.

O curso levou desde boas práticas de fabricação, como manipular os alimentos, higienização pessoal, do local de trabalho e dos utensílios a serem utilizados nos preparos, até a comercialização dos produtos. Os participantes aprenderam também como fazer a análise do leite (teste de acidez) e toda a preparação necessária para se fabricar os produtos com segurança.

O treinamento proporciona o aluno colocar a “mão na massa” e aprender na prática o passo a passo corretamente, conforme a legislação, para produzir o queijo minas padrão, ricotas, muçarela, nozinho, doce de leite, requeijão e iogurte, entre outros produtos derivados do leite.

Além da produção, o curso tem como propósito apresentar a parte de comercialização e mercado, o custo de produção e as vantagens e desvantagens para se investir neste tipo de negócio rural. A organização do treinamento foi feita pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Maria da Fé.

Assessoria de Comunicação Faemg
http://www.faemg.org.br/

Matérias Relacionadas