Logo CNA

Curso ensina cuidados com a saúde dos idosos
20161128164330 fileid idosos interna 0 08752900 1515061045

Capacitação do SENAR atendeu a população do município de Brasília de Minas

29 de novembro 2016
Por Senar

O SENAR Minas, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Brasília de Minas, realizou, entre os dias 21 e 25 de novembro, o curso Cuidados Básicos com o Idoso. O objetivo foi capacitar pessoas para a realização de tarefas e serviços que garantam a saúde dos idosos e evitem que eles se envolvam em acidentes.

De acordo com a mobilizadora do sindicato, Almeriza Costa, a população idosa de Brasília de Minas está crescendo e, hoje, quase todas as famílias que vivem na cidade ou no campo têm idosos. Ela ressaltou ainda que muitas dessas famílias não sabem como cuidar dos idosos, que geralmente precisam de auxílio e acompanhamento para horário de medicação e segurança doméstica. “Com o passar do tempo, pequenas tarefas simples podem tornar-se difíceis e, às vezes, até frustrantes para os idosos. A idade nos leva a precisar de auxílio em diversas situações do dia-a-dia”.

O SENAR preparou este curso exatamente para instruir essas pessoas que ajudam os idosos em casa. “Hoje, é evidente a necessidade de ações de acompanhamento e monitoramento das condições de saúde desta população, visando minimizar o impacto na qualidade de vida”, completou Almeriza.

Segundo a instrutora Kelly Alves, os cuidadores aprenderam no curso a importância de estarem atentos aos horários de medicamentos, alimentação balanceada para o idoso, troca de fralda, higiene íntima, etc. “Além disso, eles também conhecem quais são as atribuições do cuidador. Entre elas, atenção, cuidado e ainda a de ser um elo entre o idoso, família e a equipe de saúde. Ter um profissional preparado por perto, sempre atento para auxiliá-los, é muito importante”, explicou Kelly.

A psicóloga Luciana Rocha Queiroz, com atuação clínica e na área social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Brasília de Minas, disse que o curso de Cuidados Básicos com o Idoso foi de grande proveito para todos os participantes. Cada um possui uma motivação diferente. Atualmente, alguns já trabalham com idosos e os outros aprendem de que forma vão trabalhar como cuidadores. Muitos também resolveram fazer a capacitação porque têm parentes idosos. “Meu objetivo foi alcançado. Aqui aprendi coisas que vão servir tanto na minha vida pessoal, para lidar com meus familiares idosos, quanto na minha vida profissional, já que trabalho também com o público de pessoas idosas que vivem em situação de violação de direitos, na orientação e acompanhamento psicológico”.

Ainda segundo Luciana, o curso trouxe uma visão mais ampla de forma teórica e prática sobre os cuidados que devem ser exercidos para que os idosos tenham qualidade de vida, com foco em vários âmbitos, como físico, emocional e social.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas