ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Curso do SENAR une mãe e filha na Produção Artesanal de Alimentos
20160823142902 fileid prod art de alimentos chirley interna 0 115482002015150611001

Elas produziram pães, bolos, biscoitos e tortas

24 de agosto 2016
Por Senar

“Adoçar a vida das pessoas” é um dos objetivos que une Chirley Lopes da Silva, 36 anos, e Marcela Lopes da Silva, 17 anos. Juntas, mãe e filha participaram do curso de Produção Artesanal de Alimentos promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares em parceria com o SENAR Minas, no município de São Geraldo da Piedade, no Vale do Rio Doce.

O curso contou com o apoio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e teve instrução de Silvana Zanuncio. Além de Chirley e Marcela, outras dez mulheres também estiveram presentes durante os cinco dias de curso.

Apesar da pouca experiência na cozinha, Marcela aprendeu a cozinhar com a mãe e resolveu participar do curso do SENAR Minas para ampliar seus conhecimentos culinários. “Quando surgiu a oportunidade não pensei duas vezes e confirmei que queria participar do curso, ainda mais tendo a minha mãe como colega de turma”, contou a jovem.

Chirley já sabia como preparar diversos pratos e alimentos, mas viu no curso do Senar a chance de ir mais longe e realizar um desejo: ter uma nova fonte de renda produzindo alimentos para vender no Vinhático, distrito do município de São Geraldo da Piedade onde moram mãe e filha.

“Quando recebi o convite tive certeza que essa era a minha chance. No Vinhático, onde moramos, poderemos investir na produção de alimentos para comercializar. Com o curso do SENAR aprendemos novas receitas, novas maneiras de produção e, fazendo tudo com muita higiene, tenho certeza que conseguiremos boas vendas”, prevê a participante.

A questão da higiene mereceu atenção especial durante a realização do curso. “Batemos muito nessa tecla durante o curso porque o comércio hoje só busca os melhores alimentos e isso passa necessariamente por uma rigorosa higienização durante a produção e depois também na comercialização dos produtos”, explicou a instrutora Silvana Zanuncio.

Aprovação e elogios

Silvana elogiou as alunas e comunicou a aprovação de todas. “Este é um curso onde a gente qualifica as participantes. A grande maioria delas já sabe fazer os alimentos, mas nós mostramos como fazer essa produção de uma maneira mais simples ou diferenciada da forma como elas conhecem. Produzimos pães, bolos, biscoitos, tortas aproveitando o que elas têm aqui no meio rural que são as frutas e o leite. Como de praxe, também promovemos o resgate cultural e fazemos receitas tradicionais da região”, explicou a instrutora.

No encerramento do evento houve degustação dos alimentos produzidos durante a semana. Os elogios de quem saboreou os quitutes foram unânimes, assim como a satisfação de todas as participantes do curso. “No nosso caso valeu muito a pena viajar por quase duas horas, indo e vindo, só para participar deste curso. Temos certeza que este evento será um marco na vida de todas nós”, afirmou Chirley Lopes da Silva.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas