Logo CNA

Curso do SENAR transforma vida de casal em Minas
20160222083742 fileid biscoitos interna 0 067852002015150612331

Eles saíram da capital e abriram o próprio negócio de biscoitos artesanais

22 de fevereiro 2016
Por Senar

O casal Graça e Márcio Raimundo de Souza reside há quatro anos em Bom Despacho. Ele metalúrgico e ela enfermeira, naturais de Belo Horizonte, desistiram da vida na grande Beagá ao optarem por cuidar dos pais, no interior. Com o falecimento da mãe, Graça se viu “perdida” – mas, em janeiro de 2016, ela e Raimundo participaram do curso de Produção Artesanal de Alimentos promovido pelo SENAR Minas em parceria com a Cooperbom. Em apenas um mês a vida deles se transformou e o tempo ficou escasso na agenda do casal.

O curso, que foca a alimentação e nutrição, ensina a produção de quitandas, como bolachas e pães. “Eu conclui o curso com a meta de produzir”, disse Graça, que é só elogios para a capacitação do Senar e para a instrutora Minisa Mariene Fernandes. “Eu sempre gostei de produzir quitandas e levei o Raimundo, que também gosta de culinária, para o curso”, conta. Com a meta de comercializar, o casal divulgou seus produtos entre familiares e na igreja que frequentam e as encomendas cresceram rapidamente. Em apenas um mês de atividade, seus produtos já foram comercializados em Betim e Belo Horizonte.

Raimundo ficou com a produção de pão de queijo congelado e broas. Além das receitas do curso, ele utiliza receitas da família que foram adaptadas para uma nova exigência do mercado. Desta forma, algumas quitandas se tornaram mais funcionais com a utilização da chia e do açúcar mascavo. “Eu tinha uma noção para produzir as quitandas, mas com técnica é muito melhor e mais fácil”. Segundo Raimundo, a crise financeira do país chegou para todos e nessa hora a criatividade é que nos leva a novos mercados.

Além dos produtos funcionais, ele criou uma massa de pão de queijo com provolone que é um sucesso. “Comecei a produzir para mim, porque não gostava dos pães de queijo que comprava. Hoje, faço questão que o meu cliente experimente o produto antes de comprar. Acho importante ele saber que produto ele está consumindo”, ressaltou.

O trabalho artesanal do casal já tem suas adaptações. Além do pão de queijo com chia, Graça também criou nova receita de bolachinhas. “A cozinha é sempre um laboratório, nos lembrava a instrutora durante o curso. É uma verdade”.

O casal aumentou tanto a sua produção que nem pensa, no momento, em fazer algum tipo de propaganda. Criaram a logo Biscoitos Artesanais com o slogan “seu café nunca mais será o mesmo”. Pelo crescimento rápido das vendas, o slogan mostra que estão no caminho certo.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas