Logo CNA

Curso de Operador de Caldeira é oportunidade para quem quer entrar no mercado de trabalho
20160425144824 fileid caldeira 1 0 080474002015150611901

Participantes aprendem como executar os procedimentos corretamente para que a caldeira se torne um equipamento seguro

25 de abril 2016
Por Senar

Opção de fonte de energia barata (já que utiliza água), térmica, limpa e renovável, a caldeira tem ganhado espaço nas propriedades rurais. Além de produzir energia ecologicamente correta, com ela os produtores economizam, porque aproveitam resíduos como casca de café, restos de madeira, palhas e outros gerados na propriedade. Já que uma caldeira é projetada para trabalhar por 25 anos, a relação custo/benefício compensa.

Tendo isso em mente, 12 trabalhadores de Nova Ponte participaram do curso de Operador de Caldeira do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR/MG).

Para a mobilizadora Ana Júlia Britto, do Sindicato Rural de Nova Ponte, a turma, composta por homens e mulheres, surpreendeu. “Essas pessoas são dedicadas, envolvidas e chamaram a atenção por isso. Daqui sairão ótimos profissionais e já que este é um mercado aberto, com certeza conseguirão colocação e isso nos deixa felizes”, declarou.

A caldeira ainda tem outros benefícios além da produção de energia, como conta o instrutor do curso Reginaldo Pereira de Oliveira. “Plantamos e colhemos muito bem, mas para que o grão conserve as qualidades principais é preciso que ele tenha uma umidade mínima, senão deteriora e estraga. E é a caldeira que proporciona todos esses benefícios”.

“A caldeira precisa ser operada por pessoas treinadas, porque é um trabalho arriscado que pode causar sérios riscos à saúde do operador e da empresa. O SENAR Minas entra justamente aí, para auxiliar os participantes do curso a desenvolver os procedimentos e aplicá-los de forma correta e assim, fazer com que a caldeira se torne um equipamento seguro”, explica Reginaldo.

Alan Eurípedes trabalha com serviços gerais e aproveitou suas férias para fazer o curso. “Saí de Pedrinópolis e vim fazer o curso em Nova Ponte. Sempre fico sabendo de vagas para caldeirista e essa oportunidade vai aumentar as possibilidades de um novo trabalho, para mim foi ótimo.”

​O curso, realizado pela primeira vez no município, também contou com a parceria da empresa Palitos Gina, que fabrica produtos de madeira e tem seu parque industrial em Nova Ponte. A capacitação também já trouxe novas perspectivas para Bruno Batista Tiago, auxiliar de laminação na empresa: “Já conhecia a função e com o curso eu quero ser um caldeirista. Mudar de área me dará melhor remuneração e qualidade de vida. Sei das responsabilidades que tem um operador de caldeira e no curso do Senar aprendi tudo que preciso. Afinal, ser capacitado pelo SENAR é a chance de estar à frente no mercado de trabalho”.

William Augusto de Assis, gerente de produção da Gina, também aprova a realização do curso e a parceria com o SENAR Minas: “Para a empresa, ter essa parceria é muito importante, afinal, quanto mais capacitado for o funcionário melhor é. Com colaboradores qualificados, teremos mais segurança e aumento da produtividade. Além disso, este apoio que damos é uma ótima oportunidade para as pessoas de Nova Ponte terem uma nova qualificação.”

Assessoria de Comunicação do SENAR/MG
www.sistemafaemg.org.br

Matérias Relacionadas