Logo CNA

Curso de Mecanização Agrícola abre portas do mercado de trabalho para jovens do meio rural
Campo aprendiz mt 0 236440002015150611761

Capacitação faz parte do programa Campo Aprendiz ofertado pelo SENAR-MT

17 de maio 2016
Por Senar

Mais 17 jovens receberam o certificado do curso de Mecanização Agrícola, Soja e Milho, do Programa Campo Aprendiz, nesta segunda-feira (16). Destes, oito já estão empregados, ou seja, mais de 50% da turma já têm emprego garantido. O programa é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) e diversos parceiros.

Esses jovens compõem a segunda turma do Programa Campo Aprendiz – Mecanização Agrícola que se forma em 2016. Ao todo foram 31 alunos. Todos receberam proposta de trabalho antes mesmo de concluir o curso. Dezenove aceitaram a proposta e, ao concluir a qualificação, já estão com emprego garantido.

O certificado e o emprego foram os presentes para o jovem Vitor Hugo Rezende Souza, que completou, nesta segunda-feira (16.05), 24 anos. Ele conta que o curso lhe trouxe uma nova visão do mercado e ampliou seus conhecimentos na área de mecânica de máquinas e implementos agrícolas. “Essa é a parte que eu mais gosto. Pretendo continuar me qualificando. Quero fazer uma faculdade de agronomia ou alguma coisa na área de operação de máquinas e implementos agrícolas”.

O superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, acrescenta que a qualificação é apenas uma ferramenta. “Depende de cada um transformar esse conhecimento em sucesso”, ressalta. Celidonio disse ainda que os jovens devem continuar estudando e investindo em conhecimento. “O mercado é promissor e carente de mão de obra qualificada”.

Assim como Vitor Hugo Rezende Souza, o orador da turma Laudir de Carvalho Oliveira, de 22 anos, conta que o curso trouxe mais que o conhecimento sobre mecanização agrícola para as cadeias produtivas da soja e do milho. “Também nos ensinou a sermos pessoas melhores. Até minha mãe comentou que mudei a postura diante da vida”

PROGRAMA CAMPO APRENDIZ - O objetivo é atender as demandas dos parceiros que precisavam cumprir a Lei de Aprendizagem 10.097/2000 regulamentada pelo decreto 5.598/2005. Este programa forma mão de obra para atender a demanda que cresce consideravelmente mês a mês nas cadeias de soja, milho, algodão, cana de açúcar e várias outras.

Boa parte dos jovens entre 18 e 24 anos que participam do programa já tem emprego garantido mesmo antes de concluir o curso. Para fazer o Campo Aprendiz é preciso ter entre 18 e 24 anos, estar cursando o ensino fundamental ou o médio e possuir contrato de trabalho especial de aprendizagem com as empresas agropecuárias.

A instituição de Ensino Rural oferece a capacitação em Mecanização Agrícola, Cultura da Cana de açúcar, Mecanização Agrícola voltada à cultura de Soja e Milho e Mecanização Agrícola voltada para o cultivo de Cana de açúcar. O tempo destas capacitações variam de 880 a 960 horas.

Este curso também aborda assuntos como relacionamento interpessoal, comunicação oral e escrita, gestão empreendedora, cidadania, noções de informática, saúde, segurança no trabalho e cálculos matemáticos. Além disso, há ainda outros assuntos específicos da cadeia produtiva que está sendo atendida.

As empresas interessadas em solicitar o programa especial Campo Aprendiz devem procurar o Sindicato Rural do seu município, que é o principal parceiro para realização de todos eventos do SENAR-MT. Vale ressaltar que a seleção dos participantes é feita pela empresa que deseja realizar o programa.

Este ano o SENAR conta com a parceria do Projeto Ação Integrada, realizado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE-MT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT), com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.senarmt.org.br