Logo CNA

Curso de Cria e Recria de Bezerras mostra que é possível melhorar produção leiteira
Pec leite 4 0 481416002015150612331

Capacitação é promovida pelo SENAR Minas no município de Carneirinho

22 de fevereiro 2016
Por Senar

De tempos em tempos é preciso renovar o plantel - no caso da pecuária de leite, em baixa devido aos altos custos de produção, a escolha da vaca certa faz toda diferença.

Para chegar a resultados que agradem ao pecuarista e o façam permanecer na atividade, a dica é o curso Cria e Recria de Bezerras do SENAR Minas. Nele, é possível conhecer os diversos benefícios de intensificar os cuidados desde os primeiros dias das fêmeas.

Em Carneirinho, produtores, estudantes e trabalhadores rurais optaram por investir em conhecimento por meio do curso. Desta vez foi a fazenda Paranaíba que abriu as portas e as porteiras para receber os 10 participantes.

“Quatro cursos já foram realizados nas fazendas da família e a intenção é que mais quatro ainda aconteçam este ano”, esclarece Manoel José Soares Vilela Filho, um dos proprietários da fazenda.

Com as técnicas certas, o produtor pode conseguir repor seu plantel com vacas de qualidade, com excelente característica materna e produção leiteira acima da média. E não é para menos: durante os três dias de curso, são tratados assuntos como os cuidados com a vaca e a bezerra durante o parto, cuidados com as bezerras recém-nascidas, o alojamento ideal para essas fêmeas, higienização, instalações e utensílios usados no manejo dos animais durante a cria, alimentação das bezerras até a desmama, métodos de desmame, cuidados sanitários e até a aplicação de medicamentos.

Segundo o instrutor Alexandre Stockler Bojikiane, a cria e recria dos animais é uma fase muito negligenciada pelos criadores. “Normalmente as informações são repassadas de geração em geração, e há poucos anos é que os produtores começaram a perceber que a cria e recria feita de forma correta é fundamental para o desenvolvimento das fêmeas, especialmente para reposição de plantel leiteiro”, explica.

Mais rentabilidade

Para Alexandre, deve haver uma mudança de conceito e de atitude, porque o criador que modifica a maneira e a técnica da cria e recria de bezerras tem menos custos, portanto, mais rentabilidade.

“Quando as bezerras são cuidadas corretamente desde o nascimento, verificamos que elas têm um crescimento acelerado e se desenvolvem com eficácia e isso faz com que essas jovens fêmeas mudem de fase antes. Automaticamente, o produtor terá mais economia. Esta sim, é a metodologia da criação que deve ser usada pelos pecuaristas”, detalha o instrutor.

O estudante de agronomia e filho de produtor rural Otávio Junqueira Vilela descobriu no curso de Cria e Recria de Bezerras a oportunidade de crescimento profissional, além de trazer novos aprendizados para a profissão que escolheu seguir. “Dentro do curso de agronomia há pouco foco em pecuária e como esta é base da produção da propriedade da minha família e de toda a região de Carneirinho, para mim a capacitação está servindo como complemento da faculdade. Este é um curso com diversos detalhes que já podem ser implantados na nossa fazenda e aprendi que fazem a diferença. Gostei demais e pretendo participar de mais cursos promovidos pelo SENAR Minas”, completa.

Parceria

“Nós gostamos muito dos primeiros quatro cursos, que foram coerentes com aquilo que nós esperávamos, com um ótimo nível de informações. As capacitações dão continuidade ao nosso planejamento de preparar melhor os colaboradores da fazenda e melhorar o nosso próprio conhecimento na parte administrativa e prática”.

Parcerias como esta é que melhoram a qualidade de vida dos trabalhadores rurais e divulgam os serviços prestados pelo Sindicato Rural de Carneirinho. “Para nós, mobilizadores, esse reconhecimento vindo dos proprietários rurais é muito gratificante e significa que o nosso trabalho está sendo valorizado”, comenta Márcia dos Santos.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas