Logo CNA

Curso de Bordado em Vagonite é opção de renda para moradoras de Campo Grande
Bordado1 0 891322002015150611171

Participantes do curso estão animados com alternativa de produzir e vender peças com técnicas diferenciadas

2 de agosto 2016
Por Senar

A Promoção Social desenvolvida pelo SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural na forma de cursos profissionalizantes é um conjunto de atividades com enfoque educativo que possibilita a aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades pessoais e, consequentemente, geração de renda. Entre as opções oferecidas está o Bordado em Vagonite realizado entre os dias 25 e 29 de julho, por intermédio do Sindicato Rural de Campo Grande, no Masc – Movimento de Apoio Social Campo-grandense, localizado no bairro Jardim Anache.

Segundo o presidente da entidade, José Ferreira Rocha Neto, a capacitação foi um sucesso entre as participantes que elogiaram desde a metodologia da instrutora Claudete Buscioli até as técnicas oferecidas. “Sempre procuramos firmar parcerias com instituições que possam contribuir para melhoria de vida de nossos moradores. Esta capacitação será muito bem aproveitada pelas alunas que poderão utilizar os conhecimentos para auxiliar na renda da família”, aponta.

Neto lembra que a parceria do sindicato rural foi fundamental para realização do curso, além de contribuir para o desenvolvimento social da comunidade. “Ao solicitar a promoção de capacitações aqui no Masc tivemos resposta imediata do sindicato. Isso demonstra o comprometimento da diretoria em promover a inclusão social da população com menor renda”, acrescentando que o bairro compõe a região do Nova Lima, com 15 mil habitantes.

Compromisso social – O trabalho de mobilização desenvolvido pelo sindicato é registrado nos números de cursos registrados pelo SENAR/MS. Ano passado foram concluídas 60 turmas e qualificadas 750 pessoas. De janeiro a junho deste ano foram cumpridos 52% do total programado pela instituição, com 390 participantes atendidos.

De acordo com o presidente do sindicato, Ruy Facchini, a capacitação profissional do SENAR/MS vem atender um dos principais gargalos do setor que é a falta de mão de obra especializada. “Em 2015, o setor agropecuário foi o que mais contratou no estado e para que isso aconteça é necessário investir na qualificação dos trabalhadores. Sabemos que um produto de qualidade depende de uma série de fatores e um deles é o capital humano, por isso, apoiamos a realização de cursos no campo e na cidade”, observa.

Para a coordenadora educacional do SENAR/MS, Terezinha Cândido, os cursos de Promoção Social complementam o atendimento que é realizado nas qualificações de FPR – Formação Profissional Rural. “Temos hoje uma cartela com mais de 160 oportunidades de profissionalização e geração de renda. A vertente de Promoção Social completa o atendimento oferecido pela instituição ao apresentar opções que atendem todos os membros das famílias que buscam informação e trabalho”, pontua.

A funcionária pública aposentada, Santina Ribeiro dos Santos, aproveitou a oportunidade e foi uma das primeiras a se inscrever. Ela elogiou o curso e disse que já confirmou presença em futuras turmas. “Eu participei de outras qualificações na área de artesanato, mas, o SENAR/MS é diferenciado, pois atua no aspecto humano de cada aluno. Para mim foi uma excelente oportunidade de atualização dos conhecimentos e acredito que as pessoas, realmente interessadas em aprender, podem lucrar financeiramente com os bordados”, argumenta.

Segundo a dona de casa Francelina Lopes, que atualmente está desempregada e tem na venda de artesanato boa parte da renda mensal, os encontros são tão gratificantes que ela se sentiu triste quando acabaram. “Sou apaixonada por artesanato e faço todos os cursos que chegam aqui no bairro. Gostei demais de aprender mais uma técnica de bordado e pelo clima de companheirismo da turma. Pena que já terminou”, opina.

Informações adicionais – O curso de Bordado em Vagonite possui 32 horas aula e aborda aspectos teóricos e práticos da técnica. As pessoas com interesse em participar desta e outras capacitações do SENAR/MS deve acessar o site www.senarms.org.br ou procurar o sindicato rural do município para conferir a programação mensal.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul
www.famasul.com.br

Matérias Relacionadas