Logo CNA

Curso de atualização pedagógica do SENAR/MS atende 200 instrutores da instituição
Atualizacao pedagogicams 0 757360002015150612431

Os treinamentos são realizados no mês de janeiro e atendem a necessidade de atualização pedagógica dos profissionais

1 de fevereiro 2016
Por Senar

Investir na capacitação e educação técnica continuada dos 200 instrutores que atuam na realização de cursos é uma das ações priorizadas pelo SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Durante todo o mês de janeiro, os profissionais divididos em turmas participam de treinamentos de atualização pedagógica.

Desde quarta-feira (27/1), um grupo de profissionais que prestam serviços em cursos de FPS – Formação Profissional Rural e PS - Promoção Social estão reunidos na sede do Sistema Famasul recebendo orientação da psicóloga e instrutora do SENAR Central (DF), Renata Ramos Ribeiro, que ministrará treinamento sobre aperfeiçoamento de dinâmicas com conteúdo pedagógico.

De acordo com a palestrante, a capacitação tem objetivo de dinamizar as técnicas utilizadas pelos instrutores quando estão ministrando as qualificações. “Os profissionais que atuam na ponta com os alunos precisam estar preparados para atender uma grande diversidade de público com culturas, saberes e histórias de vida diferentes. Por isso, a metodologia do SENAR é eficaz por oferecer condições que os nossos educadores ensinem e demonstrem a prática de cada curso”, argumenta.

Para o Técnico em Mecanização Agrícola, Javan dos Santos Guindo, que atua há 13 anos em cursos do SENAR/MS, os treinamentos oferecidos pela instituição proporcionam a atualização e troca de experiências. “Eu acredito que aprendizado é para vida inteira, por isso, sempre procurei me aperfeiçoar. Gosto de falar aos meus alunos que nossa vantagem em relação aos computadores é que chega um momento em que a memória das máquinas alcança o limite, a nossa não”, argumenta.

Guindo avalia que o cenário rural vem se desenvolvendo constantemente e a maior prova está no aumento de pessoas que procura nos cursos, uma nova oportunidade profissional. “Minha atuação envolve desde a manutenção de tratores até revisão de colheitadeiras e tenho acompanhado a vontade de aprender dos alunos. Outra situação interessante é o aumento no número de mulheres que desejam trabalhar nessa área, isso me gratifica muito, pois, sempre gostei muito de ensinar”, complementa.

Para a pedagoga e instrutora Lucia Nunes Barbosa, que há dois anos trabalha com capacitações de promoção social, os treinamentos do SENAR/MS são importantes porque apresentam sempre informações atuais e com foco em metodologia de ensino. “Trabalhamos com públicos da área urbana e rural, que possuem características distintas e temos que aprender a lidar com diferentes situações. Por isso, acredito que é essencial participarmos de atualizações como a que está acontecendo aqui”, ressalta.

Na avaliação da coordenadora educacional do SENAR/MS, Terezinha Cândido, os treinamentos são uma oportunidade para que os instrutores possam atualizar seus conhecimentos e de se confraternizarem. “Como nossa demanda acontece em várias regiões do Estado, temos aqui uma oportunidade de reunir toda a equipe, ainda que dividida em turmas. No entanto, estamos programando para fevereiro, o encontro anual dos instrutores, que será oferecido pelo segundo ano pelo SENAR/MS”, conclui.

Assessoria de Imprensa Sistema Famasul
www.famasul.com.br

Matérias Relacionadas