Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Curso de armazenagem de grãos qualifica mão de obra para crescente produção agrícola em MS
Soja 1 4

6 de abril 2020

Por: Ellen Albuquerque

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

No final da colheita de soja 2019/2020 em Mato Grosso do Sul, não somente o fluxo de caminhões nas rodovias é mais intenso, mas também a procura por mão de obra qualificada para atuar em uma importante etapa desse processo: o armazenamento de grãos.

O curso aborda temas como noções gerais de armazenagem; classificação de grãos, que inclui recebimento e amostragem; beneficiamento, secagem, conservação de grãos e expedição e noções de gerenciamento e qualidade para certificação de armazéns.

“Em cada etapa, os alunos recebem informações sobre os conceitos e tipos de equipamentos do armazém, bem como manutenção, montagem e operação de máquinas e aparelhos. O curso é profissionalizante e o aluno sai pronto para trabalhar. Buscamos ensinar, por exemplo, não somente a ligar uma máquina, mas aproveitar o máximo do potencial dela”, explica o instrutor Fernando Pirolo.

Dentro dos armazéns os trabalhadores se tornam polivalentes, ou seja, eles terão funções antes, durante ou após a safra. “O funcionário tem a responsabilidade de classificar os grãos, recepcionar, realizar serviços gerais, operar o secador, conservador e realizar a expedição. O treinamento é completo e os participantes são preparados para atender todas as demandas”, acrescenta.

Além desse curso, outra capacitação complementar é a ‘Classificação de Grãos’, ambos oferecidos gratuitamente pelo Senar no estado. Confira nosso portfólio de cursos no site senarms.org.br.

Aproveite para ficar por dentro do ‘Mercado Agropecuário’ com a matéria que publicamos na segunda-feira. Clique aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque

Matérias Relacionadas