Logo CNA

Curso Cuidados Básicos com o Idoso é sucesso comprovado em Minas
20160830160512 fileid idosos turma interna 0 253737002015150610941

O SENAR Minas já realizou 44 cursos com 440 pessoas atendidas no estado

31 de agosto 2016
Por Senar

Quarenta e quatro cursos realizados, 440 pessoas atendidas, 1760 horas de aulas é o levantamento positivo do curso de Saúde na Terceira Idade / Cuidados Básicos com o Idoso do SENAR no estado de Minas Gerais. O curso, implantado em fevereiro desse ano, veio ao encontro do Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2015, que afirma que o número de pessoas com mais de 60 anos vai triplicar no Brasil.

O curso tem como objetivo geral a orientação sobre os cuidados básicos necessários para manutenção da saúde e promoção do bem-estar do idoso. Os participantes do curso aprendem sobre o processo do envelhecimento; alterações e atributos do cuidador; adaptações do ambiente e da mobília; estímulos corporais, sensoriais e sociais; medicação e vacinação; entre outros habilidades e cuidados para com a pessoa idosa.

Dos cursos realizados, 15% foram ministrados no Vale do Jequitinhonha, que teve os municípios de Itinga, Medina e Rubim atendidos até o momento. “É um curso que está tendo uma grande procura por todo o estado”, declarou Rebeca Lage Bretas, enfermeira e instrutora das turmas capacitadas no Vale do Jequitinhonha. Segundo a instrutora, os participantes chegam ao curso com grandes perspectivas. “Alguns participantes querem aprender a cuidar das pessoas de casa mesmo, como pai, mãe e avós, outros já cuidam de idosos, e tem os profissionais de saúde que participam do curso para aumentar e melhorar seus conhecimentos, analisou.

“Não estamos formando um profissional, mas alguém que vai desempenhar a tarefa de forma adequada, aplicando os conhecimentos básicos que irá adquirir no curso”, explicou José Belas Gonçalves, o coordenador de Promoção Social do Senar Minas, ao falar sobre a capacitação.

A dona de casa Cássia Margareth Cardoso dos Santos Pereira (foto abaixo) participou da capacitação no município de Rubim. Ela buscou o curso porque passou a cuidar da mãe de 84 anos. “Hoje me sinto capaz de cuidar da minha mãe, havia situações que não sabia como agir, e com esse curso estou conseguindo melhorar meu desempenho cada vez mais. Aprendi como cuidar de um idoso” declarou.

Já a participante Nilza Pereira Ferraz, auxiliar de enfermagem no Hospital São Vicente de Paulo, de Rubim, disse que renovou seus conhecimentos e adquiriu novas técnicas para lidar com o idoso. “Muito bom o curso, aprendi coisas novas que vou usar no meu dia a dia, no trabalho ou em situações que surgirem”, acrescentou.

Fatores de Qualidade de Vida na Terceira Idade

• Alimentação saudável com bastante ingestão de fibras, verduras, legumes e pouca ingesta de gordura e doces;
• Ingestão de bastante líquidos como água, chás e sucos naturais;
• Cuidar da higiene corporal;
• Praticar atividades físicas como caminhadas, danças;
• Sono adequado;
•Ter atividades de lazer;
• Praticar atividades intelectuais como ler, jogar (xadrez, domino, jogo da memória, caça palavras) desenhar, bordar;
• Não beber bebidas alcoólicas e não fumar;
•Realizar visitas periódicas ao médico e vacinação.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas