Comunidade do Distrito do Aguaçu recebe serviços do Mutirão Rural
O programa levou à comunidade serviços de saúde, recreação e oficinas do SENAR-MT
Há poucos minutos de Cuiabá, o Distrito Aguaçu (cerca de 30 km de Cuiabá) recebeu na sexta-feira (06.05) o programa Mutirão Rural promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) em conjunto com os Sindicato Rurais e vários parceiros. A comunidade possui cerca de 2500 moradores e muitos deles lotaram a Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Udeney Gonçalves de Amorim, local do evento.
O lavrador João Campos, 65 anos, morador da comunidade Bandeira, vizinha do Aguaçu, chegou cedinho e foi o primeiro a fazer o exame de vista ofertado pelo programa. "Eu já usava óculos, mas tem mais de 10 anos que não fazia exame o grau já estava baixo e agora ganhei um óculos novinho", contou.
A agricultora Silvana Dutra da Silva, 31 anos, ficou sabendo que o Mutirão Rural seria realizado no distrito em que mora desde que nasceu e não perdeu oportunidade, levou os três filhos, Derik de 11 anos, Miguel de sete, e o pequeno Pedro Micael de 2,7 anos e para o Mutirão. "Aproveitei para fazer o CPF dos meninos e vou consultar com o médico", adiantou.
Além do exame de visão e atendimento médico o programa oferece atendimento odontológico, vacinação, aferição de pressão, teste de glicemia e hepatites B e C, além de distribuição de mudas, atividades recreativas com as crianças e oficinas do SENAR-MT de Planejamento e aproveitamento de alimentos, Pintura em tecidos e Manutenção de tratores agrícolas.
Para o superintendente do SENAR, Otávio Celidonio, é uma grande satisfação a realização do programa. "Temos o papel de levar conhecimento ao homem do campo e nesse trabalho percebemos que muitas comunidades precisavam de coisas básicas como questões de saúde e de cidadania. O mutirão veio para colaborar com esta demanda", afirmou. "Se um bairro afastado do centro de Cuiabá já enfrenta dificuldades de acesso aos serviços públicos, imagina como é na zona rural", analisou.
O presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Ricardo Arruda, prestigiou o evento. "Quando se fala em Cuiabá em relação ao estado o a produção representa muito pouco, mas nós temos sim uma população grande que vive na zona rural, no entorno de Cuiabá e municípios vizinhos, olharmos como Sistema para esta população com carinho e o Mutirão proporciona esse cuidado".
No mês de maio, o Programa Mutirão Rural ainda irá realizar mais 10 eventos em Mato Grosso. O próximo será neste sábado (07.05) na comunidade Bonsucesso, em Várzea Grande. O local do evento será a EMEB Maria Barbosa Martins. Depois de atender a Baixada Cuiabana a comitiva cidadã segue para a região do Araguaia. Na semana de 16 a 21 atenderá as comunidades rurais de Porto Alegre do Norte, Confresa, Santa Cruz do Xingu, e São Félix do Araguaia. Na semana seguinte, de 23 a 28 de maio será a vez do programa visitar Querência, Ribeirão Cascalheira, Canarana, Cocalinho e Campinápolis.
A meta do SENAR-MT deste ano é realizar o programa em 52 comunidades rurais. Até agora já foram realizados 25 mutirões, beneficiando em torno de 5.670 pessoas com 34.789 atendimentos entre serviços ofertados como palestras de orientação sobre direito do consumidor e leis de trânsito, a confecção de documentos, exame de vista com distribuição de óculos com lentes corretivas e consulta com médico e com odontologista.
Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.senarmt.org.br