Logo CNA

Comitiva de produtores europeus visita CNA e conhece agro brasileiro
Whats App Image 2020 03 03 at 14 42 53

Encontro em Brasília destacou como o setor se transformou investindo em ciência e tecnologia

3 de março 2020
Por CNA

Brasília (03/03/2020) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) recebeu uma comitiva da Organização Europeia dos Proprietários Rurais (ELO) na terça (3). O grupo veio conhecer o trabalho do Sistema CNA/Senar e entender como o setor se transformou com investimentos em ciência e tecnologia.

O presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da Confederação, Muni Lourenço, e a superintendente de Relações Internacionais, Lígia Dutra, conduziram a pauta, que tratou dos aspectos sustentáveis da agricultura no Brasil, as tecnologias aplicadas ao desenvolvimento sustentável do setor e a visão geral da regulamentação brasileira para uso de pesticidas, com a participação do embaixador Orlando Ribeiro, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, e de representantes da Embrapa e Apex Brasil.

MG 0512

“Foi uma oportunidade ímpar apresentar dados sobre a produção agropecuária brasileira para líderes rurais europeus. Mostramos que o Brasil, a partir do esforço principalmente do produtor rural e de instituições de pesquisa como a Embrapa, conseguiu se caracterizar como uma potência de produção de alimentos e de respeito à sustentabilidade”, afirmou Lourenço.

Lourenço destacou ainda que o Brasil tem umas das legislações ambientais mais rígidas do mundo e que graças à tecnologia e inovação, foi possível verticalizar a produção, aumentando a produtividade e tornando o setor mais competitivo no mercado internacional.

MG 0442

Lígia Dutra fez uma apresentação sobre o trabalho do Sistema CNA/Senar, a atuação da Confederação na defesa do produtor e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) na capacitação, assistência técnica e ações de promoção social no campo.

“A participação no evento foi muito importante. As apresentações foram muito interessantes e esclarecedoras, pois tiveram a resposta que o uso da ciência e tecnologia tem sido a chave para a resolução dos problemas no campo”, afirmou Thierry de l'Escaille, chefe da delegação europeia.

MG 0274

Sobre as tecnologias aplicadas ao desenvolvimento sustentável da agricultura no Brasil, a gerente de Relações Estratégicas Internacionais da Embrapa, Eliana Covolan, fez um breve histórico do tema e deu exemplos de como a ciência colaborou para a transformação do agro brasileiro ao criar os sistemas de produção.

MG 0330

Bruno Breitenbach, coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura, fez um panorama da regulamentação de pesticidas no País e ressaltou o processo de registro, que passa por Anvisa, Mapa e Ibama.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
Fotos: Wenderson Araújo
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas